O Primeiro-ministro, Carlos Correia recebeu quarta-feira 11 de Novembro, o Délio Darsano da empresa GBMinerals, que pretende explorar e comercializar o fosfato de Farim.
Segundo, o responsável da GB Minerals, após a aprovação do Estudo de Viabilidade, já pronto, os Termos de Referência do Estudo Ambiental e Social (que serão brevemente aprovados), a empresa pretende iniciar com a construção dos edifícios e da fábrica do projeto de fosfato, cujo término está previsto para o último tremeste de 2017. E, só posteriormente arrancará, provavelmente no primeiro tremeste de 2018, com os trabalhos de produção.
À saída declarou, que: “A reunião foi para apresentar o Primeiro-ministro, Carlos Correia em que passos está o projeto fosfato de Farim. “Portanto, o que estivemos a fazer nestes últimos dois anos e quais são os próximos passos do projeto...”
Segundo o Gabinete de Comunicação do PM, O Chefe do Governo considerou de muito positivo a iniciativa, desejando que o projeto vá em frente, para que amanhã o país venha a usufruir a partir de Farim das mais-valias económicas que o projeto oferece.