Os presidentes de Cabo Verde e do Senegal manifestaram "preocupação" com o clima de instabilidade política e social na África Ocidental, refletido no agravamento do terrorismo, pirataria marítima, tráficos de toda a ordem e golpes militares.
Aludindo sobretudo às situações na Guiné-Bissau e no Mali, Jorge Carlos Fonseca e Macky Sall discursavam na quinta-feira à noite no jantar com que o Presidente cabo-verdiano ofereceu ao seu homólogo senegalês, no âmbito da visita de Estado de dois dias que efetua a Cabo Verde.
O chefe de Estado cabo-verdiano defendeu que, nos dias de hoje, "impõe-se um esforço maior e coordenado" para combater esses fenómenos, que são "complexos e morosos", para assegurar o desenvolvimento da sub-região oeste-africana. Lusa
Cabo-Verde, morde e assopra.
De recordar que Cabo Verde foi cúmplice na passagem por solo cabo-verdiano de armas e medicamentos destinados aos rebeldes senegaleses de Casamansa.
Cabo Verde tem assumido o papel da Guarda Pretoriana da Europa e de ser vassalo sempre de Portugal e doutros países da Europa” - Daba Naualna.