quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

GUINÉ-BISSAU:SOCIEDADE CIVIL ENTREGA AO PR PROPOSTA PARA RESOLVER CRISE POLÍTICA

Sociedade civil corrupta, "barriga di meia", ao serviço dos gangs(DSP, Cipriano Cassamá e companhia Lda). Espero que o Presidente da República não caia no conto do vigário.  Se hipocrisia matasse ..... Leia: Sociedade civil promete ação judicial para destituir Presidente guineense
 
Bissau - O Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, plataforma que agrupa mais de 100 organizações, entregou esta quarta-feira, em Bissau, ao chefe de Estado uma proposta para resolver a crise política no país, noticiou a Lusa.
 
A indicação foi dada aos jornalistas pelo vice-presidente e porta-voz da plataforma, Mamadu Queita(na foto), segundo o qual o Presidente guineense, José Mário Vaz, "acolheu de bom grado" a proposta.

 
O dirigente da organização da sociedade civil reuniu-se esta quarta-feira com José Mário Vaz e anunciou que, segundo o chefe de Estado, a partir de quinta-feira serão retomadas as negociações entre as partes desavindas no parlamento.
 
Mamadu Queita disse ainda ter informado o Presidente da disponibilidade do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no Governo, e da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento) para voltarem a tomar lugar nas conversações.
 
O partido e a mesa da ANP abandonaram as negociações por discordarem do facto de o Presidente ter convidado para as mesmas e no mesmo pé de igualdade institucional, os
representantes dos 15 deputados do PAIGC expulsos do parlamento.
 
José Mário Vaz havia solicitado às organizações da sociedade civil para que demovessem o PAIGC e os dirigentes do parlamento das suas posições e retomassem as negociações para a busca de uma solução de consenso.
 
O dirigente do Movimento da Sociedade Civil afirmou que não só conseguiram convencer o PAIGC e a mesa da ANP a retornarem à mesa do diálogo, como também avançaram com uma proposta para a saída da crise que, disse, foi aceite pelas partes e pelo próprio chefe de Estado, mas sem avançar pormenores.
 
"Saio daqui muito optimista. Acreditamos que está quase. Vamos voltar ao espaço do diálogo", disse Mamadu Queita.