terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CANTORA BENINENSE ANGELIQUE KIDJO VENCE GRAMMY

cantora beninense Angelique Kidjo e a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo (OFL) venceram na noite desta segunda-feira o Grammy para a categoria «Melhor álbum de World Music».

A 58.ª edição dos prémios de música norte-americanos Grammy Awards, que decorreu em Los Angeles, coroou o disco 1989, de Taylor Swift, com o prémio de Melhor Álbum do Ano. 

Já o Grammy que seguiu para África foi para o álbum Angelique Kidjo Sings with the Orchestre Philharmonique du Luxembourg, lançado em março de 2015, editado pela 429 Records. Neste álbum, que nasceu da ideia de Gast Waltzing, maestro da OFL, de misturar a música africana com a orquestra, Kidjo apresenta onze faixas do seu repertório, orquestradas pelo músico e maestro luxemburguês. 

O álbum Eve, da mesma cantora e vencedor de um Grammy em 2015, já incluía uma canção com arranjos de Gast Waltzing.

O próximo concerto de Angelique Kidjo com a OFL vai ter lugar a 21 de junho, na Place Guillaume II, na Bélgica, como parte da Fête de la Musique.

Noutras categorias, os prémios não foram para África, mas ainda assim o continente teve várias nomeações. Na categoria World Music estavam, além de Angelique Kidjo, a formação vocal Ladysmith Black Mambazo, da África do Sul, com Ella Spira e o The Inala Ensemble, e ainda o Zomba Prison Project, um grupo de prisioneiros do Malawi que gravou um álbum no interior da prisão. Fonte: Aqui