terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TIROTEIO ENTRE ASSALTANTES E POLICIA DA INTERVENÇÃO RÁPIDA EM BISSAU

Celso de Carvalho
Os tiroteios entre um grupo de assaltantes a mão armada e os agentes da Policia da Intervenção Rápida (PIR) registados na noite do domingo no Bairro Militar resultou-se numa vítima mortal. 

Trata-se do Gedeão Desidério Sambú de 22 anos, alvejado com um tiro, após o grupo que pertencia ter disparado três tiros com a força polícia e, em legítima defesa os policiais responderam com a mesma moeda atingindo o jovem gatuno.

Após ter baleado com uma bala, o gatuno fugiu em direção a bolanha local, caiu numa lagoa, gritaria socorro porque a dor que padecia era mesmo para o matar. Minutos depois apareceram alguns policiais que o retirou no local, conduziu lhe para o hospital Nacional Simão Mendes, o larapio não resistiu ao ferimento acabou de falecer.

Outros elementos do grupo ainda se encontram a monte.

Esta segunda-feira, o Comissario Nacional Adjunto da Policia da Ordem Publica disse à imprensa que registaram-se dois assaltos em simultâneo. Um no Bairro Militar onde o jovem foi alvejado a tiro mortalmente e outro na Penha-Bor.

Celso de Carvalho qualificou de grave a onda de assaltos a mãos armadas que se regista sobretudo após eclodir da crise política no país. Apela por isso, a colaboração dos citadinos de Bissau, por forma a estancar a criminalidade na capital.  

Recordamos que no último dia do carnaval em Bissau, um grupo de cinco homens armados até aos dentes, assaltou um dos armazéns em caracol. Para facilitar a sua fuga apropriou-se de um táxi cujo condutor foi afastado da viatura, os malfeitores tentavam mesmo fugir pela via do bairro do Belém foram impossibilitados para continuar a viagem por causa duma valeta.

Para não serem capturados o grupo resolveu abandonar a viatura debaixo duma mangueira e desapareceu de vez em pleno luz do dia, levando consigo um cofre contendo cerca de 20 milhões de francos cfa.