quarta-feira, 13 de julho de 2016

COOPERAÇÃO BURKINA FASO-GUINÉ-BISSAU: BACIRO DJA PEDE APOIO POLÍTICO DE ROCH KABORÉ

 
Tradução: Bambaram di Padida
 
O Presidente do Burkina Faso, Roch Kaboré, recebeu em audiência esta terça-feira,12 julho  2016, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Dja. Veio transmitir ao chefe de estado uma mensagem do Presidente da Guiné-Bissau e solicitar o apoio de Burkina Faso em várias áreas, incluindo a agricultura e pecuária.
 
Chegou segunda-feira, 11 julho  2016,  a capital burkinabe, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau foi recebido em audiência pelo seu homólogo, Paul KabaTiéba e Presidente da Assembleia Nacional.  Também teve uma sessão de trabalho com a Comissão da UEMOA, antes de ser recebido pelo Presidente do Burkina Faso. " Viemos visitar a sua Excelência o Presidente do Burkina Faso. Como primeiro-ministro da Guiné-Bissau, sou portador da  mensagem do Sr. Presidente da República da Guiné-Bissau ao seu irmão. Viemos  pedir-lhe o apoio político e moral sobre a situação que a Guiné-Bissau está a atravessar ", disse a saída da audiência.
 
Desenvolver a agricultura ...
Burkina Faso é um país de agricultura e pecuária. É mesmo reconhecido   além  fronteiras. na reunião com o presidente do Burkina Faso, Baicro Dja solicitou suporte técnico do Burkina para impulsionar a agricultura no seu país. "Burkina Faso tem muita  experiência na agricultura e pecuária. Pedimos o apoio de Burkina para a formação dos funcionários da Guiné-Bissau. O presidente concordou passar o seu saber-fazer e experiência política a Guiné-Bissau. Disse que a nossa comunidade foi fundada na base de solidariedade. Manifestou a sua solidariedade para com o povo da Guiné-Bissau que sofreu bastante ", assegurou Baciro Dja.
 
Encontro com UEMOA ...
 
A visita do primeiro-ministro da Guiné-Bissau também tem carater económico. Durante a sua estada, reuniu-se com a Comissão da UEMOA. "A Guiné-Bissau está a passar por uma situação económica difícil. Porque o governo anterior não geriu bem as finanças. Na nossa consciência, acreditamos que devemos promover o diálogo e a paz, mas não podemos favorecer/incentivar a impunidade. Neste sentido, o presidente do Burkina Faso prometeu defender junto  da UEMOA o apoio financeiro a Guiné-Bissau. Em Burkina, pedimos essencialmente sementes para a agricultura. Prometeu  nos apoiar na agricultura, sobretudo na formação ", acrescentou Baciro Dja.

Jacques Théodore Balima
Angeline Toé (Stagiaire)
Lefaso.net