Bissau, 27 Jul 16 (ANG) - O Secretário de Estado do Plano e Integração Regional defendeu terça-feira a necessidade de criação de um ambiente propício para o desenvolvimento empresarial de modo a promover oportunidades de negócios no país.
Doménico Sanca falava no acto de encerramento de um ateliê na qual se validou o papel da futura Agência de Promoção de Investimentos, que será criada no quadro do Plano Estratégico e Operacional do governo, 2015-2025, denominado “Terra Ranca”.
“O sector privado é o vector principal de crescimento económico de um país. Por isso, o seu crescimento sustentável e duradouro é condição fundamental para o desempenho económico e social de um país”, afirmou aquele governante.
Sanca acrescentou que é necessário a aplicação de políticas que visem o aumento de investimentos para o fortalecimento da economia nacional.
Referiu que é primordial a conciliação dos interesses públicos e privados com a finalidade de apoiar as estratégias abertas à inovação.
Doménico Sanca disse que o país evidencia enormes dificuldades no que concerne aos negócios, acrescentando que é necessário que todos se empenhassem para a criação de novas oportunidades.
Segundo o Diretor-geral de Promoção de Investimento Privado, Bruno Jauad a futura Agencia de Promoção de Investimentos deverá ser criada no quadro de uma parceria com a União Europeia.
Os participantes recomendaram a promoção das potencialidades da Guiné-Bissau no exterior, monitorização dos investimentos, e a criação de plataformas e centros de interesses privados, entre outras.
ANG/AALS/SG