quinta-feira, 21 de julho de 2016

SÃO TOMÉ E PRINCIPE: CEN DESMENTE ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DE 17 DE JULHO

Num comunicado distribuído esta tarde a imprensa, e devidamente assinado pelo Presidente da CEN Alberto Pereira (na foto), é anunciado que «provisoriamente nenhum candidato conseguiu obter mais de metade dos votos validamente expressos, estando assim aberta a hipótese para a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais 2016», diz o comunicado de Alberto Pereira.

O Presidente da CEN desmente assim o anúncio feito por ele mesmo na madrugada de 18 de Julho, em que anunciou provisoriamente a eleição do candidato Evaristo Carvalho na primeira volta das eleições como novo Presidente da República, uma vez ter conquistado 50,1% dos votos expressos nas urnas de 17 de Julho.


Alberto Pereira e a Comissão Eleitoral Nacional, justificam o desmentido com base nos resultados das eleições realizadas no dia 20 de Julho na Roça Maria Luísa, em que Evaristo Carvalho conquistou 31 votos, Pinto da Costa 18 e Maria das Neves 14.

Segundo a CEN a recepção das actas das mesas de voto na diáspora veio confirmar que afinal de contas nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos expressos nas urnas no acto eleitoral de 17 de Julho.

Pela primeira vez na história da democracia são-tomense e da existência da Comissão Eleitoral Nacional, acontece anúncio de vitória eleitoral, que depois acaba por ser desmentido pela mesma instituição.

Abel Veiga -
Téla Nón