terça-feira, 12 de julho de 2016

Justiça divina: ÉDER – DE “PATINHO FEIO” AO HERÓI DE FUTEBOL PORTUGUÊS

eder1
Os analistas desportistas portugueses que fizeram comentários racistas, deveriam ter a humildade e pedir desculpas ao Éder.

O semanário “O Democrata” elegeu como figura da semana, o futebolista luso-guineense Éderzito António Macedo Lopes (Éder), por ter marcado o golo que permitiu a seleção portuguesa sagrar -se campeão europeu de futebol França/2016, numa partida final disputada contra a selecção anfitriã, a França.
O menino de Bissau que chegou a Lisboa com quatro aninhos, foi o autor do único golo que deu a Portugal o “Caneco”. Éder deu a sua contribuição com o seu golo na luta contra o comentário racial feito pelos analistas desportistas portugueses, bem como elevou o nome da África Lusófona e em particular da Guiné-Bissau para os quatro cantos do mundo.
O avançado português disse na sua declaração à imprensa, depois do apito final de jogo, que Cristiano Ronaldo lhe dissera que seria ele a fazer o golo da vitória. “Sim, desde o primeiro dia. Desde que mister Fernando Santos me convocou. Ele sabia das minhas qualidades, o grupo confiou em mim. Muito contente por aquilo que fizemos. Disse-me que seria eu a fazer o golo da vitória! Passou-me essa força e a energia dele”, contou o menino de Bissau.
Biografia
Éderzito António Macedo Lopes (Éder), nasceu a 22 de Dezembro de 1987 em Bissau (Guiné-Bissau). Atualmente joga na equipa de Lille de França, emprestado pelo Swansea City da Inglaterra. Começou a sua carreira nas camadas jovens da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, clube do distrito de Coimbra.
Na época 2007/2008 jogou no Grupo Desportivo Tourizense, na II Divisão portuguesa. Ingressou na época 2008/2009 na Académica de Coimbra, sendo uma aposta para o futuro, pelo que logo no início da época viu o seu contrato melhorado e prolongado até 2012.[1] Na época 2012/2013 foi contratado pelo Sporting Clube de Braga. No fim da época 2014/2015, Éder foi transferido para o Swansea City do País de Gales.
Estreou-se pela seleção principal portuguesa no dia 11 de Novembro de 2012, contra a Azerbaijão em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014. No final do Campeonato Europeu de 2016 marcou o golo do primeiro e último título de Portugal.
Por: Assana Sambú/Aguinaldo Ampa