quarta-feira, 13 de julho de 2016

GUINÉ-BISSAU: POEMAS SOBRE PAZ NOS 57 ANOS DO MASSACRE QUE GUIOU O PAÍS À INDEPENDÊNCIA SERÃO PUBLICADOS EM AGOSTO

Fonte da imagem   massacre de pindjiquiti : Aqui

Bissau - A apresentação pública de poemas sobre a paz é a actividade que o Centro Cultural Português em Bissau promove no dia em que se assinalam os 57 anos do massacre do Pindjiquiti, que guiou a Guiné-Bissau para a independência.

"Árvore da Paz" é o título do conjunto de poemas de Atcho Express que vão ser apresentados dia 03 de Agosto na zona de Bissau velho (antiga zona colonial, junto ao porto do Pinjiquiti).

O poeta e artista vai fazer uma intervenção teatral numa das ruas daquela zona da capital, onde um dos poemas vai ficar exposto em tamanho gigante na fachada de um dos edifícios.

A iniciativa vai ser realizada em parceria com a Casa dos Direitos.

O massacre de cerca de duas dezenas de trabalhadores guineenses pelas forças portuguesas, em resposta à reivindicação de melhorias salariais, foi um dos momentos precursores do movimento independentista da Guiné-Bissau.

No país, a data é celebrada com um feriado nacional.

A agenda trimestral do Centro Cultural Português de Bissau inclui música ao vivo na noite de terça-feira, dia 19 de Julho, com os músicos Demba Baldé, Miguelinho Nsimba, Klim Mota, Tony Bat e Eliseu Imbana.

Entre outras actividades, para dia 21 de Julho está marcada uma tertúlia sobre o tema "O que é a Arte? Há arte nacional ou padrões universais de criação?", com o Teatro Experimental de Bissau e o escritor Miguel Gullander.

Em Setembro vai haver teatro com a apresentação da peça "O Inominável", de Samuel Beckett, com o Teatro Experimental de Bissau.

Para 23 de Setembro, dia que antecede o aniversário da independência da Guiné-Bissau, está marcado um debate sobre "Soberania Cultural".

Fonte: DN