O Governo da Guiné-Bissau anunciou esta sexta-feira, 22 de julho de 2016, o concurso público internacional para a construção da linha de transporte de energia de alta tensão a partir das barragens de Kaletá e Sambangalou.
A linha de transporte a ser construída foi financiada no quadro da cooperação com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), num valor de 400 milhões de dólares norte-americanos e fará ligação dessas localidades da Guiné-Conacri até à Guiné-Bissau, lê-se no documento.
Em comunicado do Conselho de Ministros, o Executivo perspectiva ainda uma linha de distribuição de energia para Bissau em 80 milhões de dólares americanos e oito milhões de dólares americanos para estudos de viabilidade de construção da Barragem de Saltinho.
Com isso, espera-se que até finais de 2018, ter uma “melhoria significativa” no fornecimento da energia elétrica na Guiné-Bissau.
O Comunicado revela igualmente que, Primeiro-ministro, Baciro Djá, recebeu, na sua mais recente deslocação a alguns países da sub-região, nomeadamente Togo, Burkina Faso e o Senegal, garantias financeiras de desenvolvimento de BOAD, que disponibilizou 33 Biliões de francos CFA para sectores como a Agricultura e Agroindústria e 56 Biliões de francos CFA da UEMOA, dos quais 26 biliões já em execução.
Neste sentido, adianta a nota, serão concebidos projectos “credíveis” e sustentáveis a submeter às instituições financeiras para a obtenção de financiamentos junto de algumas instituições económicas como o BOAD, BIDC, BCEAO, entre outras.
Por: Filomeno Sambú