segunda-feira, 25 de julho de 2016

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: PINTO DA COSTA NÃO VAI À SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Manuel Pinto da Costa
Presidente são-tomense diz que "participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo".

O Presidente de São Tomé e Príncipe e candidato à sua própria sucessão anunciou nesta segunda-feira, 25, que não vai participar na segunda volta da eleição que deve acontecer a 7 de Agosto.

Em conferência de imprensa no Palácio do Morro da Trindade, Manuel Pinto da Costa defende a sua posição ao dizer que "participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo".

"Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República", garantiu Pinto da Costa numa declaração lida, na qual considera que, com a actual Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e as estruturas de fiscalização, novas eleições “não serão livres nem transparentes e muito menos justas”.

Na eleição de 17 de Julho, o candidato apoiado pelo partido no poder Evaristo Carvalho foi declarado vencedor, tendo feito a sua declaração de vitória, juntamente com o primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Entretanto, depois da votação numa localidade na quarta-feira, que tinha boicotado a eleição de domingo, e a contagem dos votos na emigração, a CEN concluiu que Carvalho não ganhou e que haverá uma segunda volta ente ele e Pinto da Costa.

A terceira candidata, Maria das Neves, pediu a anulação da eleição presidencial.

Fonte: Voz da América: Ouvir