quinta-feira, 31 de agosto de 2017

CARITAS GUINÉ-BISSAU CELEBRA JORNADA DE MEDICINA TRADICIONAL

Guiné-Bissau positiva!

Radio Sol Mansi, 31 Ago 2017 - A Caritas da Guiné-Bissau celebra esta quinta-feira (31 de Agosto) 15º jornada de Medicina Tradicional com lema “Integração de Medicina Tradicional no Sistema da Saúde na África”.

A cerimónia contou com exposição de medicamentos medicinais na Cúria de Bissau desde sabão para pele, produtos dietéticos, laxantes, produtos para diabetes, anti-inflamatórios, entre outros, com a particularidade de serem todos à base de produtos naturais.

Na abertura dos trabalhos, o Coordenador do programa da Caritas, Clemente António Mendes, alerta pelo desafio que se relaciona com a invasão de medicina Chinesa uma vez que a fragilidade do país onde a população é vulnerável com baixo nível de informação para cuidados.

CONGRESSO ORDINÁRIO DOS RENOVADORES SERÁ ANTECEDIDA COM CONFERÊNCIA DOS QUADROS DO PARTIDO

Radio Sol Mansi, 31 Ago 2017 - A Comissão Organizadora do congresso do Partido da Renovação Social vai iniciar na próxima semana a conferência dos quadros de partido que ira anteceder o congresso.

A informação é do presidente da comissão organizadora do Vº congresso Orlando Veiga durante a conferência de imprensa promovida esta quinta-feira (31 de Agosto).

«Já temos logística e informação tem-se recolhido os fundos etc. todas as comissões e subcomissões estão a trabalhar. Queremos informar que os trabalhos estão avançados mais do que a meio do processo e temos a conferência dos quadros que vai iniciar para permitir que as pessoas discutam algumas questões que muitas vezes no congresso não temos tempos de fazer. Assim o congresso vá poder discutir as grandes questões que serão levantadas ali».

CANTORA BRITÂNICA JOSS STONE ATUA NO SÁBADO EM BISSAU NO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS

A cantora britânia Joss Stone vai dar um concerto no sábado em Bissau, Guiné-Bissau, no âmbito da "Total World Tour", que já a levou a 11 países africanos, anunciou hoje o Centro Cultural Português, em comunicado.


O concerto é promovido pela Embaixada de Portugal e pelo Camões - Centro Cultural Português em Bissau.

Joss Stone é vencedora de um prémio Grammy e autora de vários álbuns.

Segundo o comunicado, os bilhetes para o concerto, que vai decorrer no Centro Cultural Português, vão custar 10.000 francos cfa (cerca de 15 euros) e as receitas vão ser doadas ao lar de acolhimento Casa Bambaram.

No âmbito da sua 'tour' mundial, durante a qual pretende visitar 204 países, Joss Stone já atuou em vários países de língua portuguesa.

MSE // VM

QUASE 2.000 JOVENS FICARAM APTOS PARA FAZER RECRUTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO NA GUINÉ-BISSAU

Quase 2.000 jovens ficaram aptos para fazer o primeiro recrutamento militar obrigatório na Guiné-Bissau desde 1992, anunciou hoje o general Júlio Nhaté, chefe do departamento de recursos humanos das Forças Armadas guineenses.

"Dos 2.573 chamados para o recrutamento militar obrigatório 1.994 ficaram aptos após a inspeção médica", disse o general.

Os jovens que ficaram aptos para fazer o recrutamento militar obrigatório vão ser agora divididos em dois grupos e enviados para o quartel de Cumeré durante dois meses.

"Neste momento, podemos dizer que o processo está concluído", afirmou o general, salientando que os jovens podem consultar os editais com a informação sobre quem vai fazer recrutamento militar em três liceus de Bissau e no edifício Udib, no centro da cidade.

O general guineense informou também que 20% dos 1.994 recrutados são mulheres.

O recrutamento, que decorreu em junho e julho, foi feito entre jovens com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos de ambos os sexos, em todo o território nacional, incluindo ilhas.

MSE // VM

GUINÉ-BISSAU: DEPUTADA QUER MAIS MULHERES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Em entrevista à DW África, a deputada Susie Barbosa, presidente da Rede de Mulheres Parlamentares, diz que a crise em Bissau não seria "tão grave" se houvesse mais mulheres no Parlamento e no Executivo.

A população feminina da Guiné-Bissau ultrapassa o número de cidadãos do sexo masculino. Mas, apesar de serem maioria no país, as mulheres guineenses perderam representatividade política nas duas últimas décadas. É o que diz a deputada Susie Barbosa, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAICV), presidente da Rede de Mulheres Parlamentares.

Em entrevista à DW África, a deputada fala sobre o trabalho de sensibilização que está a realizar até esta quinta-feira (31.08), em parceria com o Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), em várias regiões do país, com objetivo de convocar as mulheres para a vida política.

Segundo Susie Barbosa, após a democratização da Guiné-Bissau, há pouco mais de 20 anos, o número de mulheres no Legislativo e no Executivo era elevado. Mas ao longo dos anos isto mudou.

PARTIDO NO PODER CHAMADO A DEFENDER CAUSA RACIAL NA ÁFRICA DO SUL

Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, foi convidado a aderir a uma queixa apresentada junto da Comissão dos Direitos Humanos contra um empresário indiano, Rajesh Gupta, acusado de tratar seus empregados negros como "macacos".
Atul, Rajesh and Ajay Gupta came to South Africa in the 1990s just as the country was emerging from apartheid

O incidente foi revelado graças a uma fuga de milhares de emails provenientes da família Gupta implicada num escândalo suscetível de desestabilizar o atual Governo sul-africano.

GUINÉ-BISSAU: DEPUTADOS GANHAM SEM TRABALHAR

O PAIGCWOOD = somatório de todos os males que afligem a Guiné-Bissau desde independência a esta parte. Sempre foi, é e será o epicentro das crises políticas no nosso país, é um cancro que nem a quimioterapia e radioterapia conseguem eliminar, enfim! Enquanto essa força política não desaparecer da cena política, ou não se desinfestar e desinfetar com lixívia e creolina, a Guiné-Bissau, não terá a paz. 

Mas os deputados recebem os seus ordenados, o que divide opiniões, uma vez que há um grupo que diz ser injusto ganhar sem trabalhar.

Na Guiné Bissau, faz um ano e três meses que o parlamento não se reúne. Na origem disso, a crise politica.

Mas os deputados recebem os seus ordenados. A questão divide opiniões, uma vez que há um grupo que diz ser injusto receber sem trabalhar.

Já se contam dois governos que não conseguiram fazer reunir a sessão plenária para eventualmente aprovar os respectivos programas e orçamento: O de Baciro Djá e o actual, liderado por Umaro El Mocktar Sissoco Embaló.

No meio do debate sobre os ordenados estão a legalidade e a ética.

O jurista Nelson Moreira diz que "o salário é a contrapartida do serviço prestado. Não há outro conceito. Se o parlamento não reúne e não funciona, os deputados não têm que receber."

Moreira sublinha que "do ponto de vista ético, isso não fica bem aos deputados."

Leitura contrária tem o jurista e consultor, Luís Peti, para quem "o salário é um direito adquirido pelos deputados, que mesmo não estando a reunir em plenária fazem outros trabalhos nas comissões especializadas e do próprio parlamento".

"Ora, é bom dizer que aquilo que é o ético não é legal, e o que é legal não o ético", recorda Peti, que reitera que não existe nenhum outro mecanismo legal para impedir que os deputados recebam os seus respectivos salários.

Fonte: Voz da América

TRABALHADORES CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO PORTO COMERCIAL DA GUINÉ-BISSAU


O presidente do sindicato dos trabalhadores da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), Ivo Cá, disse hoje que estão "liminarmente contra" a pretensão do Governo de privatizar a gestão do principal porto comercial do país já em setembro.

Fontes do Governo guineense indicaram à Lusa que no próximo mês de setembro o Conselho de Ministros irá anunciar o nome da empresa vencedora do concurso internacional para a gestão do porto de Bissau.

O vencedor será a ICTSI, das Filipinas, ou a Necotrans, de França.

Quem vencer ficará com a responsabilidade de pagar uma divida de 5,9 milhões de euros à Tertir (Terminais de Portugal) que ao abrigo da empresa Guiport geriu o porto comercial de Bissau entre 1992 e 1999, ano em que o então governo de transição na Guiné-Bissau rescindiu, de forma unilateral, o contrato de concessão e exploração.

HOMEM INVADE TÚMULO E QUEIMA CADÁVER DA EX-NAMORADA PARA NÃO SER ASSOMBRADO

Um homem russo invadiu um túmulo e queimou o cadáver por medo do espírito de ex-namorada.

O homem foi denunciado após desenterrar o túmulo de sua ex-namorada e atear fogo no caixão que continha o cadáver da mulher, porque, segundo ele, o espírito dela não o deixava em paz.

Yuriy Golovin, de 30 anos, teria violado a cova de Olga Gileva cinco anos após a morte da jovem. Os dois haviam se relacionado antes e, de acordo com testemunhas, ela teria cometido suicídio, se enforcando, por conta de problemas emocionais sofridos em decorrência da ruptura do namoro.

De acordo com algumas testemunhas, Golovin incendiou o caixão, que estava enterrado na vila de Menshchikovo, na região central de Kurgan, na Rússia, localizada aproximadamente 1.730 quilómetros de Moscou.

Perseguição

A vizinhança do russo comentou bastante sobre o caso, pois Golovin não escondia de ninguém que há tempos a mulher aparecia em seus sonhos e o perseguia. O acusado dizia que a alma de Olga o visitava todas as noites.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

DELEGAÇÃO MILITAR DE CUBA NA GUINÉ-BISSAU PARA FORTALECER COOPERAÇÃO

O governo de Cuba enviou à Guiné-Bissau o chefe da direção de quadros do Ministério das Forças Armadas para estudar os mecanismos para reativar a cooperação com o Exército guineense, sobretudo no domínio da formação.

O general João Gil vai permanecer na Guiné-Bissau até ao próximo dia 05 de setembro e nesse período vai visitar várias unidades militares em Bissau e no interior, nomeadamente campos de produção agrícola das Forças Armadas, quartéis e o hospital militar, construído pela cooperação chinesa.

O responsável cubano fará uma visita de cortesia ao Presidente guineense, José Mário Vaz, um dia antes de regressar a Havana.

Após depositar coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral, fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, o general cubano disse aos jornalistas que o seu país está sempre "a pagar a sua dívida para com o povo africano".

Em relação à Guiné-Bissau, João Gil indicou ser um país "amigo e mais que irmão de Cuba" com quem pretende "fortalecer sempre os laços de amizade" como "sempre defenderam os líderes" dos dois países.

A visita do general cubano à Guiné-Bissau ocorre na sequência da deslocação do ministro da Defesa guineense, Eduardo Sanhá, a Havana, em junho, na qual solicitou o reforço da cooperação entre os dois países.

MB // EL

terça-feira, 29 de agosto de 2017

GUINÉ-BISSAU APROVA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DE PETROLÍFERA AUSTRALIANA EM DOIS BLOCOS

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração dos blocos Sinapa e Esperança e prorrogou a licença até novembro de 2020.

"Estamos muito satisfeitos por ter obtido a aprovação do Governo que ratifica o aumento do nosso capital e a revisão do nosso contrato nos blocos Sinapa e no Esperança. Esta luz verde dá-nos uma base sólida para proceder ao programa de trabalho de exploração em águas profundas e ao investimento. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com a Svenska e a Petroguin para fazermos a nossa primeira perfuração ao largo da Guiné-Bissau", afirmou a presidente da Far, Cath Norman, em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso.

No âmbito do novo acordo, a participação da Far aumenta de 15 para 21,42% e a Petroguin deixa de ter participação até uma descoberta comercial.

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Foto de perfil de Nuno Álvaro Dala
A mensagem "totalmente infeliz" de Marcelo ao MPLA.

O MPLA é Angola e Angola é o MPLA, reconheceu implicitamente Marcelo Rebelo de Sousa, passando um atestado de matumbez a todos os angolanos. Mas o que ele gostaria de dizer é que o MPLA é Portugal e Portugal é o MPLA(folha8, via facebook).

Por: Nuno Álvaro Dala, via facebook

Excelência,

Queira receber os meus melhores cumprimentos e votos cândidos de que Sua Ilustre Pessoa esteja a gozar de boa saúde, ao mesmo tempo que desejo bons ventos no desempenho das suas funções de Chefe de Estado da República Portuguesa, cargo ao qual chegou pela vontade dos cidadãos eleitores portugueses, expressa nas urnas. 

A razão que subjaz à escrita dessa carta aberta, endereçada à Sua Excelência, radica na incompreensível mensagem congratulatória dirigida ao senhor João Manuel Gonçalves Lourenço, na qual lhe concede os parabéns por ter sido eleito Presidente da República de Angola.

BONECA SEXUAL BATE CONCORRÊNCIA HUMANA

Bordel faz furor na capital austríaca.


Um bordel em Viena, Áustria, está a fazer furor por oferecer aos clientes uma escolha mais diversificada do que a concorrência.

A rainha do ‘Kontakthof’ tem uma particularidade que a distingue de todas as outras prostitutas: não é humana.

Fanny custa 80 euros por hora e é... uma boneca de fabrico japonês. A procura é tanta que o bordel vai desembolsar sete mil euros para comprar outra boneca, pois Fanny já não chega para dar resposta a todos os clientes.

Fonte: cm

NOVE CANDIDATOS DISPUTAM LIDERANÇA DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL

Nove militantes apresentaram candidaturas à liderança do Partido da Renovação Social (PRS), a segunda maior formação política no Parlamento da Guiné-Bissau, que vai realizar, em Setembro, o seu quinto Congresso ordinário.

Segundo Joaquim Batista Correia, porta-voz da comissão organizadora do Congresso, o prazo da entrega das candidaturas terminou no domingo e brevemente serão anunciados os nomes dos candidatos apurados dentro dos critérios estatutários.

Apresentaram candidaturas para a liderança do PRS, Alberto Nambeia, actual líder do partido, Ibraima Sori Djaló, antigo presidente do Parlamento, Artur Sanhá, antigo primeiro-ministro, entre outros militantes do partido fundado por Kumba Yalá. Para o cargo do Secretário-geral do partido, são duas candidaturas, entre as quais, do actual Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira.

Este será o primeiro Congresso do partido sem a presença de Kumba Ialá, que fundou o PRS, com outros militantes, em 1992, falecido em Abril de 2014, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.

O quinto congresso dos renovadores realiza-se na localidade de Gardete, arredores de Bissau, de 26 a 29 de Setembro, com  mil e um (1001) delegados e dezenas de convidados nacionais e estrangeiros, nomeadamente “partidos amigos” de Portugal, Cabo Verde, Angola, entre outros.


Por: Redação

CARROS ELÉTRICOS À CUSTA DE TRABALHO INFANTIL?

Menor trabalhada em mina de cobalto na República Democrática do Congo
O cobalto é indispensável na produção de baterias para carros elétricos, smartphones e laptops. A República Democrática do Congo é a maior fornecedora do minério, e a extração muitas vezes é feita por crianças.

Jovens equipados apenas com lanternas e ferramentas descem por um buraco profundo e escuro, sem capacete ou qualquer outro equipamento de segurança. O caminho torna-se ainda mais estreito à medida que eles avançam pela mina, que não oferece qualquer segurança a quem trabalha nela. Para remover o cobalto, os jovens mineiros usam cinzéis e ganchos de mão. Eles colocam as rochas em sacos, que são puxados para cima por cordas por um outro mineiro, que trabalha na superfície.

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional testemunhou cenas como essa durante uma viagem de pesquisa em Kasulu, na antiga província de Katanga, na República Democrática do Congo (RDC).

JOMAV ADVERTE QUE “GOVERNAR É RESOLVER PROBLEMA DA POPULAÇÃO”

O Presidente da República, José Mário Vaz, advertiu esta segunda-feira, 28 de agosto 2017, que governar não é sentar-se no gabinete a falar, mas sim é resolver problema da população. O Chefe de Estado acrescenta ainda que os governantes têm obrigação de estarem constantemente no campo para acompanhar a população nas suas dificuldades e sofrimento.

José Mário Vaz falava à imprensa depois de ter visitado bolanhas situadas entre tabanca de Rotchum Morna e Jugudul kom no setor de Nhacra, onde onze tabancas cultivam arroz em jeito de solidariedade com a população afetadas com a inundação. Vaz disse que a situação na bolanha inundada requer uma intervenção mais rápido possível do governo a fim de salvar muitas toneladas de arroz.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

REFLORESTAÇÃO: GOVERNO PRETENDE PLANTAR MAIS DE UM MILHÃO DE ÁRVORES EM TODO O PAÍS

Bissau, 28 Ago 17 (ANG) – O Governo guineense pretende plantar um milhão e meio de árvores florestais, frutíferas, ornamentais e de embelezamento em todo o território nacional até 2020.

Segundo o jornal Nô Pintcha, a intensão foi manifestada recentemente pelo Ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, quando presidia a abertura da jornada Nacional de Repovoamento Florestal na aldeia de Conconto, secção de Mafanco, Leste do país.
Soares Sambú afirmou que a jornada de reflorestação deste ano constitui uma ocasião particular para consciencializar e sensibilizar a população sobre a necessidade de plantação de árvores, preservação e conservação da floresta no contexto da desertificação, degradação de terras e das ameaças climáticas na sub-região.

PORTUGAL: “NESTE MOMENTO SINTO-ME UMA AUTÊNTICA ESCRAVA”


A Verisk Maplecroft diz que os riscos de escravatura moderna estão a aumentar em Portugal. Não é difícil encontrar testemunhos desse fenómeno: bastou um apelo numa página de emprego no Facebook para as queixas surgirem em catadupa. Ainda que a necessidade de seleção obrigue a limitar histórias, o apelo à justiça impede o silêncio das angústias de tantos portugueses em situação precária. Uns já a viveram, ainda este ano, outros ainda aguentam o que podem para garantir um salário ao fim do mês – por esse motivo, todos os nomes foram alterados e a referência às empresas foi suprimida.

Licenciados abusados

INDEPENDENTISTAS DE CABINDA REIVINDICAM ATAQUES ÀS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS

Os independentistas da FLEC-FAC reivindicaram hoje a autoria de ataques às Forças Armadas Angolanas (FAA) em Cabinda, que desde 23 de agosto já terão provocado a morte a cinco militares de Angola.

A informação consta de um "comunicado de guerra" enviado hoje à Lusa pela Frente de Libertação do Estado de Cabinda - Forças Armadas Cabindenses (FLEC-FAC), reclamando que "ataca os ocupantes angolanos no território de Cabinda" e que a região de Massabi "está debaixo de fogo" desde 23 de agosto, precisamente dia das eleições gerais em Angola.

Num primeiro ataque, segundo as FAC, foi visada uma posição do exército angolano em Manenga, na região de Massabi, tendo resultado na morte de três militares das FAA, nos combates, além de sete feridos.

domingo, 27 de agosto de 2017

GANHAR A GUERRA, PERDER A PAZ

Ponto a reter: "A coligação vai ganhar a guerra, mas o Mundo vai perder a paz... para sempre!" Palavras premonitórias de Arafat
 
Rapazitos manipulados por terroristas a sério usam armas inesperadas.
 
Beirute Oriental, Setembro 1982. Repórteres ocidentais bebericam uísque no bar do hotel. É quase meio-dia. Um americano entaramelado levanta-se. "Vou ali à guerra e ainda venho almoçar..." Do lado ocidental da cidade, a guerra é a sério. Destruição e morte pelas esquinas. Dias depois, falangistas libaneses tolerados por Israel massacram uns três mil palestinianos nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, ali perto.
 
Netanya, Israel, 3 Março 2001. À conversa numa esplanada, Daniel, judeu sul--africano, aponta jovens que passam e explica-se com ironia demolidora. "Aqui somos todos informadores da Mossad. É uma questão de sobrevivência!" Em Israel, em Beirute ou em Gaza, o ódio é uma espécie de droga. Daniel sabe disso. "O ódio ajuda a viver, e não se pode sobreviver sem ele!" No dia seguinte, ali perto, um palestiniano faz-se explodir. 4 mortos, muitos feridos. O Hamas reivindica. Os olhos dos israelitas com que nos cruzamos nesse dia, mais do que ódio, revelam desconfiança, tensão e atenção.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PRS: MENDES PEREIRA RECANDIDATA-SE AO CARGO DE SECRETÁRIO-GERAL

Bissau, 25 Ago 17 (ANG) – O Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS) Florentino Mendes Pereira depositou hoje a sua candidatura para a renovação do seu mandato, no âmbito do Vº congresso do partido, a ter lugar em Setembro.

Em declarações aos jornalistas o seu mandatário , Faustino Fudut Imbali disse que a razão de recandidatura se deve aos trabalhos feitos durante os quatros anos, sem os indicar.

Fudut Imbali disse estar convicto de que Mendes Pereira será eleito de novo para o cargo.

“Juntamente com o presidente cumpriram 85 por cento das promessas que fizeram aos militantes e deu a conhecer o partido, tanto no âmbito nacional como internacional”, disse.
Faustino Imbali referiu que a actual direcção do PRS, nos quatro anos de mandato, assumiu posições que até ao momento não houve conflitos maiores no país.

Por sua vez, o primeiro vice-presidente da Comissão Organizador do Vº Congresso, Nicolau Dos Santos disse que a única candidatura à secretário-geral para o partido, depositada até ao momento é a de Florentino Mendes Pereira.

Confirmou  que a Comissão Organizadora já recebeu algumas candidaturas para a presidência do partido, nomeadamente a de Artur Sanhá, Issuf Djaló, Fernando Correia Landim, Aladje Sonco e Alberto Nambeia, actual Presidente do partido. 

Questionado sobre os requisitos para se candidatar respondeu que tem de ser cidadão guineense, militante com três anos, e apresentar um manifesto de candidatura. 

O prazo para a entrega das candidaturas termina  amanhã, sexta-feira.

O Vº congresso ordinário do PRS vai decorrer sob o lema:”Consolidação de Estado de Direito Democrático para melhor servir o país”. 

ANG/JD/SG

Opinião: HÁ UM TUMULTO POLÍTICO SILENCIOSO, E NÃO ME PARECE MENOS PREOCUPANTE


O PAIGCWOOD = somatório de todos os males que afligem a Guiné-Bissau desde independência a esta parte. Sempre foi, é e será o epicentro das crises políticas no nosso país, é um cancro que nem a quimioterapia e radioterapia conseguem eliminar, enfim! Enquanto essa força política não desaparecer da cena política, ou não se desinfestar e desinfetar com lixívia e creolina, a Guiné-Bissau, não terá a paz. 

Não acredito que tenha havido um eventual desgaste político, logístico ou financeiro do PAIGC que teria ocasionado uma suposta tranquilidade de governação para o executivo de Sissoco Embaló, patrocinado pelo Presidente JOMAV. E muito menos comungo a crença de que o Primeiro-Ministro tenha se firmado suficientemente e logrado, portanto, cercear os movimentos que até pouco tempo se levantavam sistematicamente, através de cíclicos protestos populares e conferências de imprensa contra o status quo, questionando o Presidente da República e denunciando a ausência de legitimidade do governo.

CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA GUINÉ-BISSAU 43 ANOS APÓS A INDEPENDÊNCIA

A criação do estado novo, apos a independência em 1973 trouxe problemas sérios no sistema do ensino, ao oficializar apenas o português como a única língua oficial da Guiné-Bissau.

Num artigo publicado na revista científica“ Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos, Doutorando Dabana Namone, fez as seguintes considerações conceituais, apontando não apenas as consequências, mas também levanta as causas e as possíveis saídas para uma educação virada para a realidade sociolinguística guineense. “ É necessário que reinventemos uma Guiné-Bissau nossa que possa responder as nossas próprias necessidades e não satisfazer uma elite que sempre deseja enriquecer pela desgraça e fracasso dos outros”, citando Ki-Zerbo.

Nas suas considerações iniciais, fez enquadrar os seguintes conceitos:

CONSELHO DE SEGURANÇA DISCUTE CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU


Se pensam que vão incendiar a Guiné-Bissau, estão completamente enganados. Não vamos permitir que grupos ou pessoas por detrás de certas organizações com interesses obscuros desestabilizem o nosso país, os interesses de todos os guineenses sobrepõem os interesses desses grupos ou pessoas. Há muitos anos que a ONU está na Guiné-Bissau para ajudar resolver certos problemas internos, mas tem demonstrado incapacidade na busca de soluções, ou seja, complica ainda mais as coisas com o propósito de manter o escritório aberto e consequentemente receber mais fundos que nunca são aplicados na sua totalidade no nosso país. O representante da ONU na Guiné-Bissau, Modibo Touré, como  signatário do (des)acordo de Conacri, já devia desmentir o PAIGCWOOD sobre escolha consensual em Conacri do Augusto Olivais como Primeiro-ministro, mas não desmentiu essa força política porque está interessado que a situação piore, assim conseguirá justificar a manutenção do posto, por incrível que pareça é assim que funcionam as organizações que dominam o mundo. Se houvesse consenso em Conacri quanto o nome do Primeiro-ministro, e por uma questão de verdade e transparência, o Modibo Touré, representante da ONU como parte signatária, deveria apresentar a ata assinada por todos como prova.
   
Representante especial do secretário-geral, Modibo Touré, afirmou que situação política no país evoluiu desde seu último informe ao órgão em fevereiro; embaixador brasileiro falou sobre recente viagem a Bissau.

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

MÉDICOS DOS ESTADOS UNIDOS GRADUADOS EM CUBA LEVANTAM A VOZ CONTRA BLOQUEIO

Dito evento, organizado por agrupamentos solidários com Cuba, centrar-se-á no impacto que tem sobre o setor da saúde o cerco de Washington, a mais 55 anos de duração e recusado pela comunidade internacional, em abrumadora maioria.

SÃO VICENTE, CABO-VERDE: 1.157 QUILOGRAMAS DE COCAÍNA APREENDIDOS E TRÊS BRASILEIROS E UM FRANCÊS DETIDOS

<:voirplus:>
Cabo-Verde sempre foi placa giratória de droga, por isso, não é de admirar a apreensão de 1.157 KG (uma tonelada e 157 Kg) de droga nesse país de grandes traficantes.  Esta apreensão passa a constituir um novo record  dobrando os 500 quilos    apreendidos(em São Vicente) no iate God Luke em 1990(ver noticia). De recordar que durante a operação lancha voadora, foram apreendidos 1501,3 quilos de cocaína pela Judiciária, em Outubro de 2011(ver reportagem). Em Setembro de 2013, Patrulha das Canárias, Las Palmas(Espanha) intercepta barco carregado de cocaína que viajava para Cabo Verde, a embarcação foi interceptada em alto mar com 450 quilos de cocaína. A polícia suspeita que o barco seguia para Cabo Verde, onde faria o transbordo da droga para outra embarcação(ver noticia). Guiné-Bissau i lubu ku kema kosta.

Quatro homens detidos nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) e 1.157 quilogramas de cocaína apreendidos é o resultado de uma operação da polícia científica num iate interceptado ao final de quarta-feira na Marina do Mindelo.

A operação arrastou-se até ao fim da tarde de hoje e os três cidadãos brasileiros e um francês passam a noite nas instalações da PJ, no Mindelo, para serem entregues na quinta-feira ao Ministério Público.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

MOÇAMBIQUE: ADEPTOS DA EQUIPA DERROTADA MATAM ÁRBITRO EM CABO DELGADO

Um cidadão que no final de semana apitou uma partida de futebol de carácter recreativo, envolvendo duas equipas de Muidumbe e Mueda, em Cabo Delgado, morreu depois de ter sido espancado por adeptos da primeira equipa, pelo facto de o seu grupo ter perdido por 1-0.

Cláudio Sassita, director da Juventude e Desporto em Muidumbe, segundo o “Notícias”, classificou o episódio de grave e conta que os adeptos da equipa de Muidumbe, denominada Nanhumbe, após o jogo perseguiram o árbitro, alegadamente, por este ter validado o golo da partida. A perseguição terminaria no edifício do Comité distrital da Frelimo, partido no poder, para onde se havia refugiado e lhe desferiram golpes à paulada.

O finado veio a perder a vida no Centro de Saúde de Mueda, para onde havia sido transferido de Muidumbe, na sequência dos graves ferimentos contraídos.

Para além das equipas de Nanhumbe de Muidumbe e Uhavs de Mueda, o futebol recreativo envolve outras 29 formações de dois distritos, num sistema de ‘bate-sai’, com apostas que envolvem valores monetários.

CABO VERDE INICIA NEGOCIAÇÕES PARA ASSUMIR PRESIDÊNCIA ROTATIVA DA CEDEAO


Praia, Cabo Verde (PANA) O Governo de Cabo Verde já iniciou negociações para assumir a presidência da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na próxima cimeira dos Chefes de Estado e de Governo desta organização em 2018, acabou de anunciar o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silv, na cidade da Praia.

Ulisses Correia e Silva disse tratar-se de um processo normal de rotatividade preventivo nos estatudo da comunidade oeste-africana e "que faz com que no próximo ano seja a vez de Cabo Verde presidir à comissão da CEDEAO.

“Nós temos todo o interesse e está convergente com aquilo que nós defendemos relativamente a termos Cabo Verde com posicionamento muito forte a nível da integração regional e à ocupação de cargos de responsabilidade”, afirmou o chefe do Governo cabo-verdiano, esperando que o país possa conseguir atingir este objetivo.

JOMAV: “SÃO OS PRÓPRIOS GUINEENSES QUE ‘MATARAM’ O PAÍS SONHADO POR CABRAL”

O Presidente da República, José Mário Vaz, afirmou esta quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, que são os próprios guineenses que ‘mataram’ o país sonhado por Amílcar Lopes Cabral. Sem dar detalhes, o Chefe de Estado guineense, em alusão às ideologias de Cabral, insiste que só com as bolanhas, o país pode ter tudo de que precisa, sobretudo a auto-suficiência alimentar.

Nesse sentido, Vaz pede entendimento no seio dos guineenses, e desafia a população a pautar pela verdade e trabalho como caminho para desenvolver a Guiné-Bissau.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

GRANDES MANOBRAS AO REDOR DA VENEZUELA

Rede Voltaire, Manlio Dinucci*
 

 
Os reflectores dos meios políticos e da comunicação medática concentrados no que está a acontecer dentro da Venezuela, deixam na sombra o que está a ocorrer à volta desse país.
Na geografia do Pentágono, este quadro associa-se à área do Comando do Sul dos EUA (Southcom), um dos seis “comandos de combate unificados” em que os EUA dividem o mundo. O Southcom, que abrange 31 países e 16 territórios da América Latina e do Caribe,dispõe de forças terrestres, navais, aéreas e de um corpo de ‘marines’, às quais se juntam forças especiais e três task force (forças tarefa) específicas: a Joint Task Force Bravo, localizada na base aérea de Soto Cano, nas Honduras, que organiza exercícios multilaterais e outras operações; a Joint Task Force Guantanamo, localizada na mesma base naval, em Cuba, que efectua “operações de detenção e interrogatório no âmbito da guerra contra o terrorismo”; a Joint Interagency Task Force South, localizada em Key West, na Flórida, com a tarefa oficial de coordenar “operações antidrogas” em toda a região.

A crescente actividade do Southcom indica que, aquilo que o presidente Trump declarou, no dia 11 de Agosto – “Temos muitas opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar” - não é apenas uma simples ameaça verbal. Uma força especial de ‘marines’, equipada com helicópteros de guerra, foi implantada em Junho passado, nas Honduras, para operações regionais com uma duração prevista de seis meses. Também na esfera do Southcom, em Trinidad e Tobago, ocorreu em Junho, o exercício Tradewinds com a participação de forças de 20 países das Américas e do Caribe. Em Julho, o Exercício Naval Unitas foi realizado no Peru, com a participação de 18 países e no Paraguai, uma competição/exercício abrangendo forças especiais de 20 países.

O PROJECTO MILITAR DOS ESTADOS UNIDOS PELO MUNDO

Rede Voltaire, Thierry Meyssan*
 
Este artigo dá sequência a :
- “
Divergências no seio do campo anti-imperialista”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 16 de Agosto de 2017.
 
Enquanto todos os peritos concordam em considerar que os acontecimentos na Venezuela seguem o mesmo modelo que os da Síria, alguns contestaram o artigo de Thierry Meyssan sublinhando o ponto da sua interpretação de divergências atribuída aos Presidentes Maduro e Assad. O nosso autor responde-lhes. Não se trata aqui de uma querela de especialistas, mas, sim de um debate de fundo sobre a viragem histórica a que assistimos depois do 11-de-Setembro de 2001 e que condiciona a vida particular de todos.
 
Na primeira parte deste artigo, eu sublinhava que actualmente o Presidente Bachar al-Assad é a única personalidade que se adaptou à nova «grande estratégia norte-americana»; todas as outras continuam a pensar como se os conflitos em curso prosseguissem os que conhecemos desde o fim da Segunda Guerra mundial. Elas persistem em interpretar os eventos como tentativas dos Estados Unidos se apoderarem dos recursos naturais, por si próprios, organizando para isso derrubes de governos.
 
Como irei desenvolver, penso que elas se enganam e que o seu erro é suscetível de precipitar a humanidade no inferno.

PEREGRINAÇÃO À MECA: FIEIS GUINEENSES SE DESPEDEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bissau 23 Ago 17 (ANG) – O Chefe de Estado guineense recebeu esta manhã os cumprimentos de despedida dos 510 peregrinos guineenses para o cumprimento do quinto pilar do Islão na cidade santa de Meca, na Arabia Saudita.
 
Na ocasião, José Mário Vaz agradeceu o alto-comissário encarregue de organizar a campanha do prensente ano, especialmente o seu elenco pelo trabalho feito,“sem os quais não seria fácil ter uma excelente organização como a deste ano”.
 
“Façam uma boa viagem e peçam a bênção Divina para o país porque já estamos cansados de conversas. O que queremos a partir de agora para a Guiné-Bissau é trabalho e quem quer conversar que o faça sozinho”,recomendou.

PORTUGAL: SER POLÍTICO E HOMOSSEXUAL. "O PAÍS MUDOU PARA ACOLHER ESTE PASSO"



"As pessoas vão dizer: porque é que isso é importante, o que é que tem a ver?" Eduarda Ferreira, 55 anos, está na Irlanda. Não andou a ler comentários à entrevista de Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa, ao DN de ontem, a entrevista em que a governante revela ser homossexual. Nem leu a entrevista; soube da sua existência pelo Facebook. "Estou com pouca net, não consegui ler ainda toda. Fiquei surpreendida, embora ache que já era mais que tempo de acontecer. E achei extremamente importante que o primeiro governante a falar disto fosse uma mulher. Mas não é difícil imaginar as reações."

EMBAIXADORES DOS ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA E JAPÃO ENTREGARAM CARTAS CREDENCIAIS NO PAÍS

O Presidente da República, José Mário Vaz, recebeu, separadamente, esta terça-feira, 22 de Agosto 2017, no Palácio Presidencial, as cartas credenciais do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário dos Estados Unidos de América, Tulinabo Salama Mushingi e Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Shigeru Omari, ambos com residência em Dakar, capital senegalesa.

À saída do encontro que durou mais de 45 minutos, o novo diplomata norte-americano, Tulinabo Salama Mushingi, revelou que aproveitou de encontro da entrega de cartas credenciais para analisar com o Chefe de Estado, a situação política na Guiné-Bissau. Mushingi disse ainda ter abordado com o José Mário Vaz, a relação entre o povo guineense e  o povo americano.

Em relação à possibilidade da reabertura da Embaixada dos Estados Unidos de América no país, Tulinabo Salama Mushingi, informou que é “muito cedo” para falar do assunto da reabertura da Embaixada.

“Sou novo na diplomacia americana na Guiné-Bissau. Portanto, devo dizer que o dia de hoje é reservado para entrega das cartas credenciais, depois resolveremos a situação da Embaixada”, conclui o diplomata americano.

Por sua vez, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Shigeru Omari, disse que transmitiu a José Mário Vaz a mensagem da sua majestade, o Imperador do Japão, em  massificar as relações  entre dois países e deixou-lhe muito satisfeito por ter sido nomeado embaixador de um país “tão lindo e amável”.

O novo Embaixador do Japão para Guiné-Bissau, que responde igualmente para Senegal, Gâmbia, Cabo-Verde deixa claro que a abertura da sua representação na Guiné-Bissau dependerá, em grande medida, da capacidade financeira. Contudo, assegura que residir no Senegal e responder por assuntos diplomáticos da Guiné-Bissau não implica dar menor importância ao país. Omari promete, no entanto, fazer tudo durante o seu mandato para que o Japão consiga abrir o sua representação diplomática na Guiné-Bissau.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche

terça-feira, 22 de agosto de 2017

CANIBAL ENTREGA-SE À POLÍCIA E DIZ ESTAR "FARTO DE COMER CARNE HUMANA"

Homem apareceu na esquadra com uma perna e uma mão decepadas.

Um homem entregou-se numa esquadra da àfrica do Sul, com uma perna e uma mão humanas decepadas, dizendo que era canibal e que estava "farto de comer carne humana". O homem levou as autoridades a sua casa, em Estcourt, onde foram encontrados várias partes de corpos desmembrados.

Segundo a polícia sul-africana, o homem terá violado, morto e consumido partes do corpo de várias mulheres, até ao momento não identificadas. O suspeito é descrito como "um curandeiro tradicional" e, durante a sua confissão, implicou mais dois cúmplices nos crimes. Os três homens já foram presentes a tribunal e, para já, estão acusados de homicídio, numa altura em que ainda decorre a investigação.

Foi ainda detido um quarto suspeito, que tinha na sua posse pedaços de carne humana. O chefe da polícia local, Mthembeni Majola, teme que sejam encontrados mais corpos. "Seguíamos uma pista que nos levou à casa deste quarto detido. Descobrimos oito orelhas num frasco", explicou.

Um porta-voz adianta ainda que "os três suspeitos confessaram ter morto uma mulher, tendo desmembrado o corpo em seguida". "Consumiram parte do corpo da vítima e partilharam outra parte com outro suspeito, detido em Amangwe. Neste momento só há confirmação de uma vítima", garantiu Charmaine Struwig da polícia sul-africana.

Fonte: cm

Projeto ‘Mon Na Lama’: JOMAV CULTIVA CINQUENTA HECTARES DE ARROZ PARA APOIAR AUTO-SUFICIÊNCIA ALIMENTAR NO PAÍS 

Clique em ler mais para ver fotos.

Nanthoy JOMAV(Zeca Upá Caió) Atchy Nalemp! JOMAV com mãos na lama, DSP a passear em Lisboa e Jiló Cipriano Cassamá a bajular e mentir como sempre em Cabo-Verde.  Viva JOMAV!

O Presidente da República, José Mário Vaz anunciou ontem, 21 de agosto 2017, em Calequisse, norte do país, a extensão do projeto ‘Mon na Lama’ para todos os 39 setores da Guiné-Bissau.

O projeto a ser estendido a todos os sectores do país prevê um perímetro de 155 hectares já definidos na aldeia natal do Chefe de Estado. José Mário Vaz informou que para este ano agrícola a sua equipa conseguiu cultivar mais de 50 hectares dos 155 previstos, devido ao início tardio dos trabalhos.

Segundo Presidente da República, os hectares cultivados são resultados de 52 dias de trabalho com o apoio da comunidade. Prevê-se, no entanto, que cada hectare produza quatro a cinco toneladas de arroz, o produto que é a base da dieta alimentar dos guineenses.

PORTUGAL: SECRETÁRIA DE ESTADO ASSUME HOMOSSEXUALIDADE COM DECLARAÇÃO POLÍTICA


Leia a entrevista na íntegra Aqui

Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa, assumiu publicamente ser homossexual em entrevista esta terça-feira ao "Diário de Notícias", por considerar ser "importante" fazê-lo como "afirmação política". É a primeira vez em Portugal que um responsável político assume a sua homossexualidade numa declaração pública.

"As pessoas afirmarem publicamente que são homossexuais, não há muito quem o tenha feito. E acho que isso é importante", explica.

MOÇAMBIQUE: IDOSA É ASSASSINADA PELOS SOBRINHOS EM GAZA

Uma septuagenária foi executada pelos sobrinhos, supostamente porque era feitiçaria, em Gaza.

No distrito do Bilene, em Gaza, quatro cidadãos fugitivos colocaram fim à vida da sua própria avó, de 70 anos de idade, acusando-a de prática de bruxaria, uma vez que era médica tradicional.

O crime deu-se na casa da malograda, no posto administrativo de Messano, e foi cometido com recurso a um pilão.


Leia também: Moçambique: Mais cidadão morre nas mãos de populares na Beira


Um indivíduo cuja identidade não apurámos perdeu a vida nas mãos de um grupo de moradores do bairro de Matacuane, na cidade da Beira, na madrugada da última sexta-feira (18), após ter sido confundido com um presumível ladrão, facto que já é recorrente naquela parcela da província de Sofala.

A vítima, de aparentemente 27 anos de idade, implorou pela vida mas nada do que dizia comovia a multidão que a torturava com recurso a pedregulhos e outros instrumentos contundentes.

É a oitava pessoa que morre devido à justiça pelas próprias mãos, este ano, na cidade Beira, contra 11 óbitos registados de Janeiro a Agosto de 2016, na mesma parcela do país. A população justifica este tipo de actos com alegada falta de patrulha policial.