sexta-feira, 25 de agosto de 2017

SÃO VICENTE, CABO-VERDE: 1.157 QUILOGRAMAS DE COCAÍNA APREENDIDOS E TRÊS BRASILEIROS E UM FRANCÊS DETIDOS

<:voirplus:>
Cabo-Verde sempre foi placa giratória de droga, por isso, não é de admirar a apreensão de 1.157 KG (uma tonelada e 157 Kg) de droga nesse país de grandes traficantes.  Esta apreensão passa a constituir um novo record  dobrando os 500 quilos    apreendidos(em São Vicente) no iate God Luke em 1990(ver noticia). De recordar que durante a operação lancha voadora, foram apreendidos 1501,3 quilos de cocaína pela Judiciária, em Outubro de 2011(ver reportagem). Em Setembro de 2013, Patrulha das Canárias, Las Palmas(Espanha) intercepta barco carregado de cocaína que viajava para Cabo Verde, a embarcação foi interceptada em alto mar com 450 quilos de cocaína. A polícia suspeita que o barco seguia para Cabo Verde, onde faria o transbordo da droga para outra embarcação(ver noticia). Guiné-Bissau i lubu ku kema kosta.

Quatro homens detidos nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) e 1.157 quilogramas de cocaína apreendidos é o resultado de uma operação da polícia científica num iate interceptado ao final de quarta-feira na Marina do Mindelo.

A operação arrastou-se até ao fim da tarde de hoje e os três cidadãos brasileiros e um francês passam a noite nas instalações da PJ, no Mindelo, para serem entregues na quinta-feira ao Ministério Público.
Estas informações são ainda escassas, mas seguras, sendo que a fonte é a própria inspectora da PJ, Jaqueline Semedo, que coordenou a operação.

A PJ ficou de remeter à Inforpress, ainda hoje, um comunicado com todos os pormenores da operação, porém, atendendo a que a pesagem da droga só terminou por volta das 18:30, é bem provável que toda a informação não chegue ainda hoje às redacções.

O iate que transportou a cocaína foi ainda na quarta-feira levado da Marina do Mindelo para o cais internacional, onde se encontra atracado e onde foi possível evitar ajuntamento de curiosos.

A operação decorreu sob fortes medidas de segurança, uma acção que envolveu, além da Polícia Judiciária, elementos da Polícia Nacional e do Exército.

Por outro lado, na tarde de quarta-feira, 23, o Tribunal da Comarca de São Vicente enviou para a Cadeia Central da Ribeirinha um cidadão sueco de 67 anos que a PJ prendeu na segunda-feira, 21, no aeroporto de São Vicente, na posse de cinco quilogramas de cocaína.

A prisão preventiva foi decretada depois de um juiz ouvir o homem na condição de arguido detido, que agora irá aguardar pelos trâmites ulteriores do processo na Cadeia Central da Ribeirinha.

Em comunicado divulgado no Mindelo, a Polícia Judiciária (PJ) havia informado que o homem viajou num voo da TAP proveniente do Brasil e com escala em Lisboa (Portugal).

A polícia científica indicou no comunicado que a droga, “de elevada pureza”, vinha disfarçada em pequenas embalagens para produtos de beleza.

Esta é a quarta detenção de cidadãos estrangeiros que a Judiciária faz em São Vicente entre Junho de 2016 e Agosto de 2017.

Em Julho, a PJ procedeu à queima, na Cidade da Praia, de cerca de 30 quilos de cocaína e quase três mil quilos de cannabis, que se encontravam depositados no cofre-forte da polícia científica.

Nos últimos anos, a PJ fez grandes apreensões de droga – os 1500 quilos da Lancha Voadora na Cidade da Praia, 521 quilos em São Vicente, e 280 quilos também na Cidade da Praia. Fonte: Inforpress