quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PEREGRINAÇÃO À MECA: FIEIS GUINEENSES SE DESPEDEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bissau 23 Ago 17 (ANG) – O Chefe de Estado guineense recebeu esta manhã os cumprimentos de despedida dos 510 peregrinos guineenses para o cumprimento do quinto pilar do Islão na cidade santa de Meca, na Arabia Saudita.
 
Na ocasião, José Mário Vaz agradeceu o alto-comissário encarregue de organizar a campanha do prensente ano, especialmente o seu elenco pelo trabalho feito,“sem os quais não seria fácil ter uma excelente organização como a deste ano”.
 
“Façam uma boa viagem e peçam a bênção Divina para o país porque já estamos cansados de conversas. O que queremos a partir de agora para a Guiné-Bissau é trabalho e quem quer conversar que o faça sozinho”,recomendou. 
José Mário Vaz pediu aos peregrinos que no regresso se unam e trabalhem em prol do desenvolvimento do país, frisando que conversas não constroem estradas, hospitais, nem paga as propinas das crianças.
 
Por seu turno, o Alto-Comissário para a Peregrinação à lugares sagrados dos muçulmanos disse que a organização deste ano superou todas as espectativas porque num total de 510 peregrinos 370 beneficiaram de bolsas concedidas pelo Chefe de Estado.
 
Botche Candé disse que os que pagaram 2,5 milhões receberam um acréscimo de 350 mil francos cfa cada um, por isso, segundo ele ,os peregrinos não receberão o reembolso como era o costume.
“ Por isso cada peregrino deve ter o seu dinheiro do bolso para comprar o que quiser no regresso, porque o transporte, a alimentação, habitação e deslocações internas para deferentes lugares sagrados de Meca já estão garantidas”, disse.
 
Em nome dos peregrinos, Alanso Fati agradeceu ao José Mário Vaz pelo que fez pela comunidade islâmica do país, bem como a colaboração das autoridades no acesso aos documentos.
São 510 peregrinos guineenses divididos em dois grupos, sendo  que o primeiro deve deixar o pais dia 24 e o segundo  no dia seguinte . A Guine-Bissau esteve presente no ano transacto em Meca com 312 peregrinos. 
 
ANG/ANG/SG

Leia também:

Peregrinação: Estado disponibiliza mais de 150 milhões de Cfa para apoiar a deslocação dos fiéis guineenses
 
Bissau, 23 ago 17 (ANG) – O Estado da Guiné-Bissau ofereceu um acréscimo de 300 mil francos Cfa a cada um dos 510 peregrinos da Guiné-Bissau que nos próximos dois dias viajam para a cidade santa de Meca para o cumprimento do quinto pilar do Islão. 
 
A informação foi avançada à imprensa terça-feira pelo Coordenador Nacional do Alto Comissariado para Peregrinação aos Lugares Santos, Dino Seidi, ao proceder ao balanço dos trabalhos desenvolvidos por esta organização.
Este responsável explicou que os 2.5 milhões de Francos Cfa pagos por cada peregrino não eram suficientes para cobrir as despesas de viagem, alimentação, alojamento, deslocações  internas e per-diem, pelo que o próprio Estado teve que intervir para superar o problema.
 
“Convêm aqui referir que o Presidente da República obteve e ofereceu de imediato mais de 300 bolsas de peregrinação à pessoas mais carenciadas”, destacou Dino Seidi que lamentou o atraso no início dos trabalhos este ano, mas que no entanto não impossibilitou o sucesso obtido.  
 
Os peregrinos guineenses serão divididos em dois grupos, sendo que o primeiro devera deixar o país no próximo dia 24 e o segundo seguir-lhe-á no dia seguinte, explicou ainda o Coordenador Nacional.
 
Os elementos do Alto Comissariado, segundo o Coordenador, tiveram que desdobrar-se em três equipas que trabalharam em estreita colaboração em Bissau, Dakar, Senegal e na Arábia Saudita, o que possibilitou o sucesso que agora se constata em relação a campanha deste ano.  

 ANG/JAM/SG