quinta-feira, 30 de novembro de 2017

GUINÉ-BISSAU GARANTE QUE HÁ CIDADÃOS GUINEENSES NA LÍBIA, APESAR DE OIM DIZER QUE NÃO

O secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Dino Seidi, confirmou hoje que há cidadãos guineenses na Líbia e que o Governo está a criar condições para o seu repatriamento.

"Nós estamos a ser confrontados com uma situação de salvar vidas. Lá as pessoas não dizem sou guineense, queniano ou senegalês. Temos uma nota da OIM (Organização Internacional das Migrações) da Líbia, que diz que não há guineenses, mas nós sabemos que estão lá", afirmou Dino Seide, sem avançar com números. 

O secretário de Estado das Comunidades disse que vão ser criadas "condições objetivas" para que as pessoas possam ser repatriadas.

MOÇAMBIQUE: POPULAÇÃO LINCHA CINCO SUPOSTOS ASSALTANTES EM MAPUTO

Maputo - A população da Matola, arredores de Maputo, linchou até à morte cinco supostos assaltantes na madrugada de quarta-feira, depois de alegadamente os apanhar a roubar uma casa, anunciou hoje, quinta-feira, à Lusa a Polícia da República de Moçambique (PRM).

O grupo suspeito era composto por oito pessoas com duas pistolas que foram detectados no interior de uma residência, referiu Fernando Manhiça, porta-voz do comando provincial de Maputo.
Dado o alerta, os suspeitos fugiram, mas foram perseguidos pela população.

Dois escaparam e seis foram sujeitos a linchamento com paus, pedras, ferros e catanas, acabando cinco deles por morrer, referiu o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), que condenou a agressão.

Moçambique registou, em média, dois linchamentos por semana durante 2016 que provocaram 27 mortes, de acordo com dados da Procuradoria-Geral da República (PGR).

OPOSIÇÃO GUINEENSE ADIA MARCHA POR FALTA DE GARANTIA DE SEGURANÇA ??

Os anarquistas e arruaceiros prepararam-se para criar caos e distúrbios como têm feito nos últimos tempos, mas devido a advertência do PGR  e o comunicado do P5 que exige a responsabilidade a ambas partes(governo e oposição), ou seja, o cumprimento das leis, os delinquentes viram os seus intentos que visavam criar caos e derramamento de sangue travados, logo  decidiram adiar a marcha.

A marcha do auto-denominado Colectivo dos Partidos Políticos da oposição prevista para acontecer nesta quinta-feira, 30, na capital do país foi adiada.

Uma fonte partidária disse à VOA que o Ministério do Interior recusou receber o pedido de segurança feito pela oposição, alegando carecer de uma autorização prévia da Câmara Municipal de Bissau e dos Serviços de Viação Terrestres.

A fonte considera que a alegação das autoridades policiais não tem enquadramento legal, mas, mesmo assim, os partidos da oposição decidiram adiar a manifestação.

A decisão veio, todavia, coincidir com a comunicação da Procuradoria Geral da República, através do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Publico, na qual, advertiu “responsabilizar criminalmente os eventuais actores de actos de restrições ilegais da liberdade de manifestação”.

Entre estes actos, o Ministério Público aponta os que põem em causa o direito de repouso dos cidadãos, que perturbem o normal funcionamento do Estado, da circulação de pessoas e veículos, assim como do bloqueio de vias públicas para além do limite temporal.

MP PEDE AO PARLAMENTO PROVAS DE TENTATIVA DE ASSASSINATO DE CIPRIANO CASSAMÁ E DSP DO PAIGC

Clique em ler mais para aceder a nota à imprensa

ASSASSINATO DE CIPRIANO CASSAMÁ E DSP DO PAIGC

Ministério Público (MP) reage sobre a denúncia do Gabinete da Imprensa da ANP de suposto assassinato de Cipriano Cassamá e de Domingos Simões Pereira.

Em comunicado de imprensa que Notabanca teve acesso, esta Quinta-feira 29, o Procurador-Geral da República instruiu vara crime do Tribunal Regional de Bissau para solicitar o Parlamento no sentido de fornecer todos os elementos probatórios que possam facilitar a identificação dos presumíveis autores, a fim de serem traduzidos a justiça.

Ainda, no documento lê-se que existe o braço-de-ferro entre a Policia Judiciária e ANP, na sequência de um inquérito em curso na PJ contra o órgão de soberania, por suposta prática de facilitação à migração, por via de esquemas montadas.

AUTOCRATAS AFRICANOS CONTINUARÃO NO PODER?

default
Presidente dos Camarões, Paul Byia
Líderes autocratas olham com atenção para a situação política no Zimbabué, após a renúncia do Presidente Robert Mugabe. Nos Camarões, intensificam-se os apelos a uma mudança no poder.

O destino político de Robert Mugabe no Zimbabué fez soar os alarmes nas regiões do continente onde os líderes autocratas temem cada vez mais a revolta da população e dos opositores. A renúncia de Mugabe, na semana passada, após 37 anos na Presidência, serve de alerta aos chefes de Estado que se agarram ao poder há décadas.

Tedoro Obiang, da Guiné-Equatorial, encabeça esta lista. É o Presidente africano há mais tempo no poder: 38 anos. Em segundo lugar está o seu vizinho dos Camarões, Paul Byia, de 85 anos. Lidera o país com mão de ferro há 35 anos e é o Presidente mais velho do continente.

ESPANHA : AUTORIDADES DETÊM 40 PESSOAS POR EXPLORAÇÃO SEXUAL DE NIGERIANAS


Quarenta pessoas foram detidas pelas autoridades espanholas, estando acusadas de explorar sexualmente cidadãs nigerianas, algumas menores de idade, em várias cidades de Espanha, informaram hoje fontes do Tribunal da Comunidade Valenciana.

Segundo fontes do Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, treze das vítimas foram resgatadas em grutas na província de Almería.

As vítimas eram obrigadas a prostituir-se, presumivelmente nas grutas de onde foram resgatadas pelos agentes, na província de Almería, referiram as mesmas fontes, ouvidas pela agência espanhola Efe.

REACÇÕES AO DISCURSO DE MACRON NO BURKINA FASO

media

O Presidente francês, Emmanuel Macron, já se encontra em Abidjan onde participa na quinta cimeira da União europeia/União africana, mas continua a suscitar reacções o seu discurso de ontem na Universidade de Uagadugu, no Burkina Faso, onde declarou o fim duma política africana da França e o início duma nova parceria com a África.

O discurso do presidente francês, Macron, na Universidade de Uagadugu, no Burkina Faso, de que com ele "não há política africana da França", suscita críticas de certos especialistas franceses da África ocidental.

Macron é o terceiro presidente francês, depois de Sarkozy e Hollande, a evocar o fim das relações históricas e sulfurosas conhecidas como Françáfrica.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRIMEIRO-MINISTRO DINÂMICO NA 5ª CIMEIRA UE-ÁFRICA QUE DECORRE NA COSTA DO MARFIM

Clique em ler mais para ver fotos

O Primeiro Ministro UMARO SISSOCO EMBALO, na 5° Conferêncoa UE-África, que decorre em Abidjan, capital da Costa de Marfim, numa troca de impressões com o Presidente de França, Emmanuel Macron e o Rei de Marrocos, Maomé VI de Marrocos.

 
Foto de Sarathou Nabian.

Primeiro-Ministro Umaro Sissoco Embaló, com o Rei de Marrocos
Foto de Sarathou Nabian.

SENEGAL DESMENTE ESTAR PRONTO PARA DERRUBAR QUALQUER DITADOR

Dakar, Senegal (PANA) - A Presidência da República do Senegal desmentiu "categoricamente" declarações atribuídas ao Presidente Macky Sall, segundo as quais o seu país "está pronto para desalojar qualquer ditador", denunciado uma "vulgar manipulação" da opinião pública.

Num comunicado transmitido segunda-feira à PANA, a Presidência sublinha que esta informação divulgada nas redes sociais é "falsa" e "naturalmente desprovida de qualquer fundamento".

"A Presidência da República do Senegal condena de maneira mais firme esta vulgar manipulação da opinião pela publicação duma falsa notícia com o fito de prejudicar as relações de amizade cordial entre o Senegal e outros países africanos irmãos e amigos", lê-se no comunicado.

"A Presidência da República do Senegal reserva-se o direito de empreender qualquer ação judicial contra autores e cúmplices desta falsa notícia", acrescentou a mesma fonte.

A nota refere-se a um texto divulgado sábado último nas redes sociais, sob o título "Lazare Congo: Urgente": O Senegal pronto para desalojar qualquer ditador", indica um briefing com a imprensa no qual o Presidente Macky Sall se pronunciou sobre a mudança política ocorrida no Zimbabwe.

Segundo o texto, o Presidente Macky Sall afirmou que "O Senegal vai utilizar o seu território como retaguarda e o seu Exército como instrumento para derrubar qualquer chefe de Estado que tentar envolver-se em tais aventuras ambíguas".

DIRECTOR DA PJ PROMETE ATENÇÃO AOS CRIMES CONTRA POVO

DIRECTOR DA PJ PROMETE ATENÇÃO AOS CRIMES CONTRA POVO
Radio Sol Mansi - O novo director Nacional da Policia Judiciaria (PJ) da Guiné Bissau promete lutar contra todos crimes que mexem com sentimento popular no país. A determinação de Juscelino Degol Pereira foi ouvida na cerimónia da sua investidura que aconteceu, na manhã desta terça-feira (28), em Bissau.

O responsável da polícia, aponta o trabalho árduo para alcançar os objectivos de combater os males que afectam a sociedade guineense.

“Enquanto religioso, levo a peito a palavra do evangelista Mateus só com o trabalho demostrado que somos felizes. Prometo o trabalho, trabalho e o trabalho felizmente ou infelizmente o país não tem o seu quadro normativo de crime de prevenção e de investigação prioritária mas todo os crimes que mexe com sentimento popular merecerá a nossa atenção”, promete.

TPI: CRIMINOSO DE GUERRA?? MORRE APÓS BEBER VENENO EM TRIBUNAL

Slobadan Praljak foi condenado a 20 anos por crimes contra a humanidade.

Slobodan Praljak, um ex-líder militar bósnio-croata condenado por crimes de guerra, bebeu veneno no momento em que ouvia o tribunal negar-lhe o recurso de uma condenação a 20 anos de prisão. Acabou por morrer poucas horas depois.


O antigo comandante das forças Bósnias-croatas na guerra dos Balcãs tinha sido condenado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia a uma pena  20 anos. Na sessão que decorria esta quarta-feira em Haia, na Holanda, Praljack viu o recurso que apresentou ser-lhe negado. Segundos depois de ouvir a decisão, levantou-se, gritou "não sou um criminoso de guerra" e bebeu o veneno.

ANGOLA: “MAMÃ, PREPARA O CAIXÃO. HOJE SERÁ O DIA DA MORTE DO TEU FILHO”. AS HISTÓRIAS DAS EXECUÇÕES SUMÁRIAS EM LUANDA

Relatos arrepiantes! Que horror! 

A mais recente investigação sobre os Direitos Humanos em Angola do jornalista e ativista Rafael Marques denuncia execuções sumárias extrajudiciais, prática que afirma manter-se com o novo Presidente, João Lourenço. Há pelo menos 92 vítimas, a última a 6 de novembro. O Expresso divulga os vídeos de dois dos casos

Teresa Monteiro, mãe de Sebastião Viegas, conhecido como Bicho Mau, soube que o filho ia morrer um mês antes de ter acontecido, a 6 de setembro de 2016. Ouviu-o da boca de agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), uma unidade dependente do Ministério do Interior, acusada de estar a fazer execuções sumárias extrajudiciais em zonas pobres e populosas de Luanda. A mais recente investigação do jornalista e ativista Rafael Marques revela 50 casos, 92 vítimas.

Um grupo de agentes do SIC entrou em casa de Teresa Monteiro para lhe dizer que o filho tinha assaltado uma residência. E que iria pagar por esse crime, sem julgamento, com a própria vida.

SOCIEDADE: P5 PEDE MINISTÉRIO DO INTERIOR A PROVIDENCIAR SEGURANÇA PARA MARCHA DO COLETIVO DE PARTIDOS POLÍTICOS

A escória sobejamente conhecida como coletivo de 18 partidos, está a gastar somas colossais de dinheiros  nas marchas cuja a proveniência é duvidosa. Está a tentar comprar jovens para aderirem as marchas de forma a impressionar a opinião pública internacional, mas nada vai mudar, ou seja, não vamos permitir que a máfia governe o nosso país com falsos resgates aos bancos e negociatas para enriquecer. JOMAV o povo está consigo. Um por todos, todos por um.

Bissau, 29 Nov 17 (ANG) – As cinco organizações internacionais residentes no país, denominada “P5” pediram hoje em comunicado ao Ministério do Interior e Coletivo de 18 partidos políticos a respeitarem o acordo do passado dia 17 de novembro entre as partes, que permitiu a realização da última marcha de uma forma pacífica.

 P5 que agrupa a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Europeia (EU), A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a ONU, encoraja o Ministério de Interior a providenciar a necessária segurança ao Coletivo dos Partidos para exercerem os seus direitos constitucionais de se manifestar pacificamente.

Da mesma forma o grupo encoraja o Coletivo dos Partidos a seguir os procedimentos legais e administrativas adequadas para a organização de marchas pacíficas na Guiné-Bissau através do respeito do itinerário acordado e controlo rigoroso dos participantes.

No comunicado reitera que as autoridades nacionais e os actores políticos e sociais têm uma responsabilidade compartilhada pelo avanço da democracia, defesa dos direitos humanos e da manutenção da paz social.
ANG/MSC/ÂC/SG

UGANDA: ABELHAS ATACAM LADRÃO QUE ROUBOU APARELHO E O OBRIGAM A DEVOLVÊ-LO AO PROPRIETÁRIO

Ponto a reter: Um homem roubou woofers na cidade de Masindi e essas abelhas foram enviadas para prendê-lo

Um ladrão foi apanhado na cidade de Masindi, Uganda, depois que um feiticeiro enviou abelhas para o tirar do seu esconderijo.


O homem não identificado foi picado pelos insectos empoleirados na cabeça e no peito e forçaram-no a confessar.

Ele marchou nas ruas com dor enquanto devolvia os itens roubados ao seu dono.

MARIDO CIUMENTO ESPANCA SUA BELA ESPOSA POR RECEBER MUITOS LIKES (GOSTOS) NO FACEBOOK

Marido ciumento espanca sua bela esposa por receber muitos de Likes no Facebook, A mulher ficou com a cara totalmente desfigurada
Uma mulher de 21 anos, identificada como Adolfina Camelli Ortigoza, teve que se submeter a uma cirurgia de reconstrução em seu rosto depois que seu marido ciumento a desfigurou para causa Facebook “como” ela recebeu, Daily Mirror relata. 

Ortigoza foi resgatada na semana passada depois de ser mantida em cativeiro em seu lar pelo marido Pedro Heriberto Galeano que a submeteu a latidos constantes, de acordo com a polícia. Seu rosto foi dito ser completamente desfigurado por uma série de ataques brutais.

GUINÉ-BISSAU:PGR DIZ QUE CONSTITUIÇÃO NÃO IMPEDE MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS


O Ministério Público da Guiné-Bissau esclareceu hoje, que a Constituição do país não impõe qualquer limite ao exercício da liberdade de manifestação, mas que aquela deve decorrer de forma pacífica e obedecer a algumas normas.

«Uma vez que a Constituição não impõem qualquer outro limite substancial ao exercício da liberdade de manifestação remetendo a sua regulamentação `nos termos da lei´ então este direito não pode ser coartado, condicionado ou limitado por atos da administração para além dos limites normativos», refere, em comunicado, o Ministério Público.

No documento, o Procurador-geral da República, Bacar Biai, explica que os limites normativos existentes estão relacionados com o comportamento dos cidadãos e não com o direito de manifestação.

Assim, continuou, segundo a Lei da Manifestação, os «cortejos e desfiles só poderão ter lugar aos domingos, feriados e aos sábados depois das 13:00 horas e nos dias úteis depois das 19 horas».

A mesma lei refere que as autoridades podem impedir a realização de uma manifestação em lugares públicos situados a menos de 100 metros das sedes dos órgãos de soberania, estabelecimentos hospitalares e mercados e que é «expressamente interdita» a realização de manifestações a menos de 100 metros de instalações militares, representações diplomáticas e partidos políticos.

GOVERNO DÁ MAIS DE SETECENTOS MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA ACABAR COM AS GREVES

O atual governo vai ter de pagar na totalidade as dívidas dos anteriores governos? Porque motivo os sindicatos dos professores não fizeram essa reivindicação nos governos de Cadogo Júnior e DSP? Parecia que tudo estava bem afinal não estava, ou seja, os professores tinham salários em atraso desde 2004.

Para levantar a greve que assola o setor do ensino público cerca de dois meses, Governo de Umaro Sissoco Embaló deu luz verde para pagar os docentes.

Governo disponibilizou mais de setecentos milhões de francos Cfa para liquidar as dívidas em atraso para com os professores.


A promessa motivou os dois sindicatos a levantar a greve nas escolas públicas.

O pagamento será feito em três prestações, revelou terça-feira em Bissau, o ministro da Educação, em conferência de imprensa.

Sandji Fati disse ainda que, no próximo dia seis de Dezembro o Executivo vai entregar certificados a 180 inspectores recém-formados para impulsionarem mais qualidade ao ensino público.

Sobre a carreira docente, o fulcro da exigência dos docentes, o titular da pasta da Educação garantiu apresentar o regulamento da mesma na reunião do Conselho de Ministros para anuência.

Por: Notabanca: 28.11.2017 | Foto: internet

PM DA GUINÉ-BISSAU AGRADECE À COSTA DO MARFIM APOIO PARA RESOLUÇÃO DA CRISE GUINEENSE

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, agradeceu segunda-feira ao Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, o seu envolvimento na resolução da crise política guineense, noticia hoje a imprensa marfinense.

Umaro Sissoco Embaló viajou segunda-feira para a Costa do Marfim para participar, em representação do chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, na cimeira entre a União Europeia e a União Africana, que se vai realizar quarta e quinta-feira em Abidjan.

Segundo a imprensa da Costa do Marfim, o primeiro-ministro guineense esteve reunido ao final do dia de segunda-feira com o Presidente Alassane Ouattara.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O MAIOR ESCÂNDALO FINANCEIRO NA HISTÓRIA DA GUINÉ-BISSAU CONHECE NOVOS DADOS

DSP no século passado
O maior escândalo financeiro na história da Guiné-Bissau conhece novos dados., Entre Junho a Dezembro de 2015 foram movimentados no tesouro público mais de um bilhão e oitocentos milhões de francos cfas numa conta bancária no Banco da África Ocidental (BAO), resultado de um fundo proveniente de famoso “RESGATE DOS BANCOS” que, no entanto, viria a ser anulado pelo estado guineense.
 
Os dados constam de um mapa analítico do Ministério da economia e Finanças e revela que os valores foram movimentados por particulares sem nenhuma especificação em relação ao destino do dinheiro.
 
Eurizanda Cuino (ZANDA) que foi tesoureira particular de Domingos Simões Pereira, então Primeiro-ministro, figura no topo da lista e terá movimentado em diferentes operações no BAO 350 milhões de francos CFAS, seguido do empresário e Deputado Caramo Camará que movimentou na mesma instituição bancária 270 milhões de francos cfas em duas operações diferentes.
 
Albino Fonseca, antigo secretário-geral do ministério da economia e Finanças também consta na lista e efectuou duas operações diferentes num total de 250 milhões de francos cfas. Um desconhecido que responde pelo nome de Idrissa Candé, terá levantado de BAO em duas operações entre dois dias seguidos ou seja 11 e 12 de Agosto de 2015, 550 milhões de francos CFAS.
 
DSP no século XXI
Academia Demba Sanó do empresário Catió Baldé, também usufruiu de 200 milhões de francos cfas numa operação efectuada no dia 16 de Novembro de 2015.
 
Outras figuras que movimentaram valores no Banco da África Ocidental e que constam no Mapa analítico do Ministério da Economia e Finanças, destaque para Baifaz António Correia, Tesoureiro da Assembleia Nacional Popular, Adulai Sow, Franklin Rodrigues, Aladje Tcham e Jailson Costa. O assunto já é do conhecimento do Ministério Publico.,
 

 
Fotos: internet

ITÁLIA: POLÍCIA RESGATA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL DURANTE 10 ANOS (COM VÍDEO)

Jovem foi sequestrada, violada e torturada pelo agressor. Teve dois filhos com o criminoso.

Um homem de 50 anos que sequestrou, violou e torturou uma jovem romena, durante 10 anos, foi detido pela polícia italiana, na semana passada. A mulher de 29 anos teve dois filhos do agressor.

A vítima saiu da Roménia rumo a Itália, quando tinha 19 anos, para cuidar da companheira do homem que a violou e manteve em cativeiro durante 10 anos. Assim que a mulher morreu, devido à saúde muito debilitada, a vida da jovem começou a piorar de dia para dia.

O agressor prendeu a vítima numa garagem de uma casa perto de Gizzeria, uma cidade italiana, e proibiu-a de ter qualquer contacto com o exterior. O pesadelo estava longe de acabar, e a jovem começou a viver um verdadeiro filme de terror.

POLÍTICA: NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA JAAC PRETENDE DIVULGAR IDEAIS E HISTÓRIA DE AMÍLCAR CABRAL

Bissau, 28 Nov 17 (ANG) – O recém-eleito Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), revelou hoje que os pontos focais do seu mandato vão ser a promoção de palestras, formações para diferentes Associações e Bancadas juvenis do país, a fim de divulgar os ideais e história do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral.

 Dionísio Pereira que falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), acrescentou que durante os próximos quatro anos, a sua direcção irá trabalhar no campo da formação política e ideológica com os militantes da JAAC. 

Segundo Pereira, alguns jovens militantes da organização têm formação superior em muitos  sectores, mas desconhecem a história da luta de libertação nacional, assim como a ideologia do partido feito por Amílcar Cabral.  

UE/ÁFRICA: GUINÉ-BISSAU DUPLICA EXPORTAÇÕES PARA EUROPA MAS SALDO AINDA É NEGATIVO

A Guiné-Bissau duplicou o volume de exportações para a Europa, passando de 3,3 milhões em 2014 para 6,6 milhões no ano passado, mas o saldo é negativo devido aos 126 milhões de euros em importações.

De acordo com os dados disponibilizados à Lusa pelo instituto oficial de estatísticas na União Europeia, o Eurostat, nas vésperas da cimeira entre a União Europeia e a União Africana, as importações de produtos europeus desceram de 160 milhões de euros, em 2015, para 117 milhões no ano seguinte, mas voltaram a subir para 126,8 milhões no ano passado.

As exportações para o continente europeu, no entanto, são bastante menores, apesar de terem duplicado entre 2014 e 2016 - desceram de 3,3 milhões em 2014 para 2 milhões em 2015 mas subiram para 6,6 milhões no ano passado.

ANGOLA:ESQUADRÕES DA MORTE EXECUTAM JOVENS CONSIDERADOS DELINQUENTES

Luanda - As autoridades angolanas estão a executar sumariamente jovens, alegadamente considerados delinquentes. Agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), uma unidade dependente do Ministério do Interior, percorrem as províncias mais populosas de Luanda com uma lista de jovens a abater, denuncia a mais recente investigação do jornalista e ativista Rafael Marques.
*Carolina Reis
Fonte: Expresso, em http://www.club-k.net

O Expresso tentou contactar o ministro do Interior, Ângelo Tavares, mas não obteve qualquer comentário sobre o assunto até à hora de fecho desta edição.

Em “O Campo da Morte” — nome do relatório que será publicado na próxima quarta-feira, 29, no site ‘Maka Angola’ — Marques revela que os agentes atuam como um “esquadrão da morte”. Uma situação semelhante ao que se passa hoje nas Filipinas e que aconteceu no Brasil, sobretudo durante a ditadura militar.

Depois de uma acalmia na campanha eleitoral, os agentes voltaram aos assassínios. Rafael Marques pede agora ao novo Presidente que atue. “Não podemos esperar que o novo Governo seja levado a sério se não respeitar o direito à vida”, diz ao Expresso.

ANGOLA: ESQUADRÃO DA MORTE DA POLÍCIA ARRANCA VISTA DE CIDADÃO (COM VÍDEO)

Caso n.º 17 Abega ou Drogba é igual
Vítima: Pedro Avelino Eduardo “Abega”, 25 anos
Data: 4 de Fevereiro de 2017
Local: bairro do Compão, município do Cacuaco

Ocorrência: Enquanto bebia cerveja com uns amigos, dois indivíduos aproximaram-se de Pedro “Abega” numa viatura identificada como um Hyundai i10. “Um chamou-me de longe, o outro saiu do carro e disse-me ‘você é o Drogba,
vamos te matar agora’.”

*Rafael Marques de Morais
Fonte: Maka Angola, em http://www.club-k.net

RELATÓRIO SOBRE EXECUÇÕES SUMÁRIAS EM LUANDA: O CASO DO ABEGA

As alcunhas e os diminutivos são muito comuns entre os homens angolanos, independentemente da sua condição social. Drogba é provavelmente um nome inspirado no famoso avançado da Costa do Marfim, Didier Drogba, assim como Abega é o nome do lendário futebolista camaronês, que brilhou nos anos 80.

“Eu disse que não. Apresentei o meu documento ao mais alto e maior, para provar que não sou o Drogba. Esse queria acudir-me, mas o outro disse: ‘vamos matar-te à mesma. Tinha uma pistola com silenciador e deu-me um tiro no olho esquerdo”, conta Abega. Depois de cair, o assassino, deu-lhe mais dois tiros no abdómen: “Meu irmão, eu nem sei como estou vivo.”

ÍNDIA: MÉDICOS ENCONTRAM 263 MOEDAS E 100 PREGOS EM ESTÔMAGO DE PACIENTE

Homem engoliu sete quilos de metal, devido a uma depressão.

Um homem indiano, de 35 anos, tinha 263 moedas, 100 pregos e dezenas de lâminas de barbear no estômago. Maksud Khan teve de ser operado devido às dores que sentia na zona abdominal, provocadas pelos sete quilos de metal que engoliu. 

Segundo a imprensa local, os cirurgiões que operaram Maksud pensavam que o homem estava com uma intoxicação alimentar, e ficaram surpreendidos quando encontraram 7kg de metal no seu estômago. O homem dirigiu-se ao hospital de Satna, em Madhya Pradesh, na India, com dores agudas na zona abdominal.

O médico que liderou a equipa de cirurgia afirmou que o "paciente estava a queixar-se com dores no estômago", e por isso, pensaram em fazer uma endoscopia. "Ficámos chocados quando descobrimos moedas, pregos e porcas no estômago de Maksud", contou Priyank Sharma, médico responsável pela operação, acrescentando que nunca tinha visto nada assim em toda a sua carreira.

VIDENTE LÊ FUTURO NAS NÁDEGAS DOS CLIENTES

Sandra pratica a ‘Rumpologia’ e diz que é um dom com o qual nasceu.

Uma vidente espanhola está a dar nas vistas por praticar 'rumpologia', técnica onde se lê o futuro nas nádegas dos clientes.

Sandra Amos é rumpóloga no Reino Unido e recentemente foi protagonista de uma reportagem da jornalista Antía Castedo, para a revista colombiana Soho. A jornalista quis saber como funcionava esta nova técnica e submeteu-se aos dotes adivinhadores da mulher.

A rumpóloga explicou que "todos temos o futuro escrito no rabo" e que cada nádega funciona como uma espécie de enciclopédia da vida. A nádega direita, segundo a vidente, mostra o que está para acontecer, já a esquerda diz respeito ao que aconteceu no passado.

GUINÉ-BISSAU ESPERA “UM BOM RESULTADO” PARA ÁFRICA

media
Clique em ler mais para ver fotos do Primeiro-ministro dinâmico, Umaro Sissocó Embaló, em Abidjan, Costa do Marfim.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, espera “um bom resultado” para África na cimeira União Africana-União Europeia. A reunião de chefes de Estado e de governo vai decorrer quarta e quinta-feira, em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoko Embaló, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Jorge Malú, partiram, esta segunda-feira, para Abidjan.

MUGABE EXIGE TESTE DE PATERNIDADE PARA OS FILHOS DE GRACE MUGABE

O antigo presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe exigiu um teste de paternidade para os filhos de Grace, a desconfianca surge num momento em que militares
“Eu Exijo um Teste de Paternidade para Seus Filhos“, disse  Robert Mugabe.

Relatórios que se desenrolam revelam que o ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou a Grace de atividades maritais extras após a acusação dos militares de que ela estava dormindo com alguns dos ministros e pediu uma prova de paternidade para os filhos de Grace.

Além disso, uma mulher de 67 anos fez a acusação após a marcha de solidariedade em 18 de Novembro de 2017 no campo alto de Harare.

A mulher de Harare acusou Grace de dar a Mugabe filhos  que não são dele.

Mais detalhes serão transmitidos para você, tal como vem.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

INFORMAÇÃO

O Primeiro Ministro UMARO SISSOCO EMBALO, informa a todo o povo guineense, de que já foram tomadas todas as diligências com vista ao repatriamento de todos os nossos compatriotas que se encontram na Líbia.

Embora já tenham sido resgatados alguns, que pediram anonimato.

Face às atrocidades que estão a acontecer neste país, que nos chegam através de imagens e vídeo chocantes, contra os africanos, incluindo os nossos irmãos guineenses, o Primeiro Ministro e o Presidente da República, Dr. Mário Vaz, não poderiam ficar indiferentes.

POUCA AFLUÊNCIA DOS ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

POUCA AFLUÊNCIA DOS ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICASRadio Sol Mansi, 27 Nov 2017 - Apesar dos apelos dos dois sindicatos dos professores e dos sindicatos dos trabalhadores, regista-se pouca presença dos alunos nas escolas pública do país. A greve de 20 dias deveria começar esta segunda-feira, mas foi suspensa neste fim-de-semana.

A Constatação feita, esta manhã, pela repórter da rádio Sol Mansi (RSM) que fez ronda, na manhã desta segunda-feira (27), nas diferentes escolas públicas de Bissau.

A RSM constatou igualmente a presença significante dos professores das escolas mas que lamentam um abandono parcial por parte dos alunos.

Sabe-se que as aulas decorreram em parte. Os professores dizem que mesmo com dois alunos, num universo de 40 por turma, irão dar as aulas.

UEMOA: BISSAU ACOLHE VI FÓRUM DOS FUNCIONÁRIOS ADUANEIROS

Bissau, 27 Nov 17 (ANG) – Bissau vai ser palco do VI Fórum dos Funcionários Aduaneiros dos países membros da União Econômica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) de 29 de Novembro a 1 de Dezembro do ano em curso. 

A informação foi avançada hoje à Agência de Notícias da Guiné (ANG) pela, Maria Esperança Lourenço Malaca, presidente da Comissão Organizadora do evento que decorre sob o lema: Obstáculos do Desenvolvimento das Trocas Intracomunitária.

Maria Esperança Malaca informou que o evento é organizado e financiado pela UEMOA em parceria com o governo guineense.

No fórum, conforme Maria Malaca, os participantes vão debater vários assuntos entre os quais, a livre circulação de pessoas e bens, com destaque para as cobranças de que cidadãos são alvos nas fronteiras  Senegal /Guiné-Bissau.

No encontro participam oito países membros da organização, nomeadamente: Benin, Burkina Faso, Costa de Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Niger, Senegal e Togo. ANG/LPG/SG

CONCURSO DE BELEZA: SUL-AFRICANA ESPECIALISTA EM DEFESA PESSOAL É A NOVA MISS UNIVERSO

Demi-Leigh Nel-Peters bateu as misses Colômbia e Jamaica na grande final.

Após 39 anos, a África do Sul é a grande vencedora do concurso Miss Universo deste ano. O concurso de beleza aconteceu este domingo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e contou com um recorde de 91 participantes.

A nova Miss Universo chama-se Demi-Leigh Nel-Peters, é sul-africana e tem 22 anos. Demi-Leigh emocionou a plateia e os jurados ao contar que já foi vítima de sequestro e que lutou contra o agressor, para conseguir fugir.

Devido a esse episódio, dá aulas de defesa pessoal a mulheres em situação de risco. É a segunda vencedora da África do Sul, país que venceu o concurso 1978. Laura González da Colômbia e Davina Bennett, da Jamaica ficaram respetivamente no segunda e terceiro lugar.

A vitória de Demi-Leigh  foi uma surpresa, já que a colombiana Laura González era apontada como a grande favorita. Num espetáculo carregado de glamour, Portugal fez-se representar pela jovem Matilde Lima.

Fonte: cm

PERU: HOMEM (PADRASTO) ENGRAVIDA ENTEADA DE 9 ANOS APÓS ESTUPRÁ-LA 10 VEZES POR DIA

Istock
Não fique indiferente nem tenha medo, denuncie abusos sexuais contra menores.

Uma criança de apenas 9 anos acabou engravidando do padrasto depois de sofrer uma série de estupros, no Peru.

O caso aconteceu na cidade de Ventanilla, no Peru. Por causa da idade, os médicos acreditam que a menina corra risco de morte caso passe por um procedimento de aborto.

A gravidez foi descoberta pela mãe da menina, ao achar que a barriga da filha estava desproporcional ao seu corpo. Como era ameaçada pelo algoz, a criança não revelou os abusos à mulher. Ao saber da gravidez, o estuprador fugiu. Durante as investigações, a polícia peruana descobriu que o homem violentava a enteada cerca de dez vezes por dia.

Sem condições financeiras para custear o tratamento psicológico da menina, a família pediu ajuda ao governo. Por causa da pouca idade da vítima e do estágio avançado da gravidez, os médicos do país não recomendam o aborto.

ZIMBABWE: MINISTRO DAS FINANÇAS DE ROBERT MUGABE INTERNADO DEPOIS DE SER ESPANCADO POR MILITARES

O ministro das Finanças de Robert Mugabe foi internado em um hospital depois de ser espancado,quando esteve sob custódia militar, disse seu advogado à agência de notícias da Reuters.
O ministro das Finanças de Robert Mugabe foi internado em um hospital depois de ser espancado quando esteve sob custódia militar, disse seu advogado à agência de notícias da Reuters.

Ignatius Chombo foi detido quando os militares assumiram o Zimbabwe na semana passada em eventos que eventualmente levaram Mugabe a renunciar como presidente.
Seu advogado Lovemore Madhuku, diz que ele sofreu lesões nas mãos, pernas e costas e foi vendado nos olhos ao longo de sua semana em custódia. O político havia sido acusado de corrupção e abuso de poder em relação ao seu tempo como ministro do governo local há mais de uma década, disse ele.

UGANDA: MUSEVENI PROMETE AUMENTO DE SALÁRIOS AOS UGANDESES, HORAS APÓS A QUEDA DE MUGABE

Museveni promete aumento de salários aos ugandeses, horas após a queda de Mugabe, nos últimos anos também tem sentido pressão para abandonar o posto.
O presidente de longa data do Uganda, Yoweri Museveni, parece não estar disposto a ter o mesmo fim do seu ex-homólogo zimbabweano, Robert Mugabe, sendo que nos últimos anos também tem sentido pressão para abandonar o posto.

Na quarta-feira (22), apenas algumas horas depois que Robert Mugabe apresentou sua carta de demissão e leu pelo presidente do Parlamento do país, Museveni, 73 levaram para o Twitter e anunciaram que seu governo poderá analisar o aumento dos salários dos soldados, funcionários públicos, obras de saúde e professores « .

domingo, 26 de novembro de 2017

MOÇAMBIQUE: JOVEM REAPARECE COM VIDA CINCO ANOS APÓS SUA MORTE – ASSITA AO VÍDEO

O insólito deu-se na província de Tete, que na altura da sua morte estava no seu último mês de gravidez e tinha apenas catorze anos de idade.
O insólito deu-se na província de Tete, que na altura da sua morte estava no seu último mês de gravidez e tinha apenas catorze anos de idade.
 
As causas da sua morte foram pouco claras e o seu funeral foi logo de imediato no dia seguinte num cemitério familiar devido ao avançado estado de decomposição do cadáver.
 
Cinco anos depois eis que a jovem regressa ao convívio dos familiares e com algumas pertubações mentais, o facto curioso é que ela conseguiu reconhecer todos os seus familiares, quer fisicamente e ate chamou pelos nomes.
 
Assista ao vídeo.


Fonte: http://portalmoznews.com

Figura da semana: SUZI BARBOSA DISTINGUIDA COM PRÉMIO ‘HUMANITÁRIO PAN-AFRICANO’ 2017

A deputada da Nação eleita pelo PAIGC, Suzi Barbosa, foi distinguida com o prémio ‘Humanitário Pan-Africano’ no domínio da Liderança Social e Advocacia de Género [Pan African Award on Social Leadership & Gender Advocay], tornando-se a primeira personalidade guineense a receber uma distinção nesta categoria. O evento decorreu de 17 a 19 de Novembro em Tanzânia.
 
“PAN AFRICAN HUMANITARIAN AWARD, dedico esta distinção a todas as mulheres guineenses que cada dia dedicam a sua vida à causa dos direitos das mulheres e raparigas na Guiné-Bissau. A todas vocês que sempre estiveram disponíveis para me apoiar nesta caminhada comum, sem esquecer nenhuma! Obrigada. MINDJER DI GUINÉ TENE BALUR”, escreveu a deputada na sua conta pessoal na rede social facebook.
 
BIOGRAFIA
 
Suzi Barbosa nasceu no dia 05 de Julho de 1973. De 1992 a 1996, Licenciou-se em Relações Internacionais e Especializou-se em Diplomacia Africana, pelo Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal.
 
Fez vários cursos em diferentes áreas. Foi analista de Crédito e Risco do Banco Espírito Santo e Comercial (Portugal). Foi gerente de Relações Públicas – Grupo Cordial Hoteles.
Em 2014, foi gerente do Grupo Capé. Foi eleita como deputada da Nação da bancada parlamentar do PAIGC, nas eleições legislativas de 2014. Foi nomeada como Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, por Decreto Presidencial n° 12/2015.
 
 
Por: Sene Camará / Assana Sambú

“MANDINTISMO”

Por: Jorge Herbert, via facebook
Apesar da manifesta falta de tempo para debater nas redes sociais as questões guineenses em voga, por ter muito que estudar, consequência do processo formativo em que me encontro, face à algumas barbaridades que tenho visto publicado nas redes sociais, não posso deixar de fazer o papel a que me propus há anos. Emitir sempre de forma gratuita e livre de quaisquer condicionalismos, a minha opinião escrita ou verbal (esta se me for solicitada), sempre no sentido da orientação dos valores e princípios morais, sociais e culturais à sociedade e, principalmente, à juventude guineense.

Procurei um título para este texto, que fosse ao encontro daquilo que pretendo aqui abordar e não encontrei, pelo que me ocorreu chamá-lo apenas e só “Mandintismo”.

Para começar, importa referir que o conhecimento e a aprendizagem informal existem desde os primórdios da humanidade, antecedendo como é evidente a ciência. Desde que a humanidade existiu que o conhecimento foi passando de forma informal entre os seus elementos. Por outro lado, o conhecimento formal é um conhecimento previamente estudado, estruturado e transmitido através de instituições acreditadas para tal, com regras pré-estabelecidas, com base no conhecimento que, quanto mais científico for, mais credível torna os seus formandos e a própria instituição.