quarta-feira, 29 de novembro de 2017

TPI: CRIMINOSO DE GUERRA?? MORRE APÓS BEBER VENENO EM TRIBUNAL

Slobadan Praljak foi condenado a 20 anos por crimes contra a humanidade.

Slobodan Praljak, um ex-líder militar bósnio-croata condenado por crimes de guerra, bebeu veneno no momento em que ouvia o tribunal negar-lhe o recurso de uma condenação a 20 anos de prisão. Acabou por morrer poucas horas depois.


O antigo comandante das forças Bósnias-croatas na guerra dos Balcãs tinha sido condenado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia a uma pena  20 anos. Na sessão que decorria esta quarta-feira em Haia, na Holanda, Praljack viu o recurso que apresentou ser-lhe negado. Segundos depois de ouvir a decisão, levantou-se, gritou "não sou um criminoso de guerra" e bebeu o veneno.


O juiz que dirigia a sessão repreendeu o militar, instando-o a sentar-se, sem se aperceber da gravidade do ato cometido. Só quando o homem desfaleceu se percebeu que tinha acontecido algo muito errado. Praljack  ainda foi retirado com vida da sala da audiências, mas acabou por morrer.

O general que comandou as forças militares croatas-bósnias durante a guerra que se seguiu à dissolução da Jugoslávia, no anos 1990, levou um pequeno frasco escondido para o julgamento.

Slobodan Praljak, assim como outros cinco lideres políticos e militares, tinha sido condenado por crimes contra a humanidade, violação das leis e costumes de guerra e da Convenção de Genebra, por atos cometidos na Bósnia entre 1992 e 1994.
Jadranko Prlic, Bruno Stojic, Slobodan Praljak, Milivoj Petkovic, Valentin Coric and Berislav Pušic foram considerados responsáveis pela morte de milhares de muçulmanos na cidade de Mostar, na Bósnia, durante a guerra que se seguiu ao fim da Jugoslávia.

Slobodan Praljak, gritou "não sou um criminoso de guerra".

Fonte: cm