Bissau, 28 Nov 17 (ANG) – O recém-eleito Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), revelou hoje que os pontos focais do seu mandato vão ser a promoção de palestras, formações para diferentes Associações e Bancadas juvenis do país, a fim de divulgar os ideais e história do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral.
Dionísio Pereira que falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), acrescentou que durante os próximos quatro anos, a sua direcção irá trabalhar no campo da formação política e ideológica com os militantes da JAAC.
Segundo Pereira, alguns jovens militantes da organização têm formação superior em muitos sectores, mas desconhecem a história da luta de libertação nacional, assim como a ideologia do partido feito por Amílcar Cabral.
Disse que a JAAC apostará na formação da sua estrutura de base, capacitação dos jovens para estarem a altura de poder governar com o conhecimento vasto da história do seu país.
Lamentou que, infelizmente, ao longo dos anos, os sucessivos governos não introduziram nas escolas públicas, a disciplina que fala da história da Guiné-Bissau.
Referiu por outro lado que que a nova direcção da JAAC pretende trabalhar ao lado da Sociedade Civil, a fim de permitir que os jovens guineenses conhecessem na íntegra a história do país, em todos os aspectos.
“Se vermos bem, muitos jovens desconhecem a organização social, cultural e económica de diferentes etnias da Guiné-Bissau. O que é um atraso no avanço da história cultural guineense”, disse Dionísio Pereira.
Assegurou que JAAC, enquanto estrutura de massa do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo-Verde (PAIGC), irá suportar o partido no processo da reforma e reestruturação, para torná-lo mais forte.
“Serviremos de agentes operacionais para a implementação da visão estratégica do nosso partido”, prometeu o Secretário-geral da JAAC.
Dionísio Pereira foi eleito na semana passada no termo dos trabalhos do II congresso da JAAC. ANG/LLA/ÂC/SG