quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PM DA GUINÉ-BISSAU AGRADECE À COSTA DO MARFIM APOIO PARA RESOLUÇÃO DA CRISE GUINEENSE

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, agradeceu segunda-feira ao Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, o seu envolvimento na resolução da crise política guineense, noticia hoje a imprensa marfinense.

Umaro Sissoco Embaló viajou segunda-feira para a Costa do Marfim para participar, em representação do chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, na cimeira entre a União Europeia e a União Africana, que se vai realizar quarta e quinta-feira em Abidjan.

Segundo a imprensa da Costa do Marfim, o primeiro-ministro guineense esteve reunido ao final do dia de segunda-feira com o Presidente Alassane Ouattara.


No final do encontro, em declarações aos jornalistas, Umaro Sissoco Embaló disse que agradeceu ao chefe de Estado da Costa do Marfim o seu "envolvimento pessoal na crise na Guiné-Bissau".

"É nosso dever transmitir a nossa gratidão ao Presidente Ouattara, cujo envolvimento levou à solução para a crise", afirmou Umaro Sissoco Embaló, citado pela imprensa local.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria(mas perdeu essa maior por razões óbvias)*, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento(mas o PAIGCWOOD ALA DSP, recusou participar e optou pela política de terra queimada)* e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos. *Umaro Sissocó Embaló, foi nomeado Primeiro-Ministro pelo chefe de estado, José Mário Vaz, porque foi o homem de consenso e conseguiu a maior no parlamente. DSP ku si grupinho di máfia di cplp pa é bá tira pide na garrafa é para chatia djintis*

Fonte: Lusa, em https://www.dn.pt

*Bambaram di padida