Bissau,23 Nov 17 (ANG) - O governo convocou para hoje uma reunião extraordinária do Conselho Permanente de Concertação Social para debater a situação da greve em curso no ensino público guineense.
A informação consta no Comunicado do Colectivo governamental, assinado pelo Ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Soares Sambú à que ANG teve hoje acesso.
Segundo o documento, esta reunião será seguida de uma sessão extraordinária do Conselho de Ministros para um anuncio do governo das medidas a adoptar para o normal funcionamento do presente ano lectivo sem mais perturbações.
O governo encoraja a sua Comissão Negocial a prosseguir na via do diálogo com os dois sindicatos do sector educativo por forma a encontrar solução e evitar mais greves no decurso deste ano.
No comunicado, o colectivo governamental instrui os departamentos concernentes para uma aplicação rigorosa da lei da greve e da liberdade sindical.
Entretanto, no mesmo comunicado o executivo manifestou a sua indignação e repúdio ao tratamento desumano e execuções que ocorrem na Líbia contra cidadãos estrangeiros, sobretudo guineenses.
Sobre o assunto , Instruiu ao ministro dos Negócios Estrangeiros no sentido de adotar medidas conducentes à identificação e localização de mais cidadãos guineenses que eventualmente ainda estejam na Líbia em idênticas circunstâncias.
O reforço da campanha de sensibilização junto dos órgãos de comunicação social sobre os riscos e consequências nefastas da emigração clandestina e trabalhar com as estruturas competentes para criação de condições para o melhor dum melhor enquadramento dos jovens são outras missões que o governo decidiu levar a cabo.
Ainda nessa reunião de quartas-feiras, o governo aprovou com alterações o Regulamento da Lei da Terra, e a criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
No capítulo de nomeações , sete diplomatas foram promovidos à embaixador. São eles: Candido Barbosa, Carrington Cá, Cipriano Gomes, Josefina Pereira Kosta, Marceano Gomes Barbosa, Maria Pascoalina Costa e N’Dira Sá Cabral Embaló.
No Ministerio da Administração Territorial, Nelson Bamba foi nomeado Inspector-geral e Brum Sitna Namone foi nomeado Director-geral do gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.
A PJ tem novo diretor nomeado, na pessoa de Juscelino De-Gaulle Cunha Pereira. ANG/LPG/ÂC/SG