quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

KONSIDJU DI TIA ANA 


O Eng.º das abelhas, Cipriano Cassamá
O Eng.º Cipriano Cassamá, Presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento) da Guiné-Bissau - um dos políticos que transportam a sua consciência religiosa para o espaço eminentemente laico (Estado) - e sua equipa de Comissão Permanente, têm funcionado, há mais de dois anos, como crianças (infantis). 

Porquê? 

Recordo-me que, na infância, algumas crianças de famílias remediadas e egoístas, quando têm bola, tendem a ditar a regra do jogo. Levavam a bola para jogar com amigos, mas cobravam no resultado final do jogo. Sempre que vissem que estavam a perder o jogo, interrompiam a partida e agarravam na bola  e fugiam com ela para casa. 

Esta parábola encaixa, como uma luva, no caso Cipriano Cassamá.

Foi exactamente assim que o Eng.º Cipriano Cassamá tem feito nesta legislatura. A dada altura, quando viu que o PAIGC do DSP perdeu, de todo, a maioria que havia conquistado no Parlamento, decidiu, com o beneplácito da Comissão Permanente, fechar a casa da democracia (do povo). Mas, depois reclamava pelo salário justo e na hora.

O  caso Cipriano Cassamá, por ser inédito em democracia, merece um tratamento criminal e mediático especial e histórico, para que não volta a repetir-se no futuro.

Convém salientar que os mediadores (espíritos do mal) da CEDEAO, não teriam óculos com graduação suficiente ao recolher os nomes das personalidades que obstaculizavam o efémero Acordo de Conacri, por isso esquivaram o nome de Cipriano Cassamá, DSP e companhia Lda..

KADA KIN KU TCHOMANBA 
PA KONSIDJAN... 
NTA RANDJA BARUDJU KU EL
NPUL DI PARTIII

ALA GOSI NBIDA LIMARIAAAA....