quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PARA CONHECIMENTO DA CEDEAO E UNIÃO AFRICANA: EXPLOSÃO DE MINA MATA DOIS SOLDADOS FRANCESES NO MALI


Bamako - Dois soldados franceses morreram em consequência da explosão de uma mina sobre o veículo blindado em que seguiam no Mali, noticiou nesta quarta-feira, a imprensa local, citada pela Prensa Latina. 
O portal de notícias Maliactu afecto aos serviços de imprensa do presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou as baixas, pertencentes ao primeiro regimento de Valência, sem contudo revelar as suas identidades.
A França tem destacado quatro mil soldados na região do Sahel, na África Ocidental, como parte da Operação Barkhane, que tem como objectivo acabar com os militantes de grupos considerados terroristas na região.

Esta zona, com a sua grande extensão de deserto remoto, é lugar de vários grupos armados e já sofreu vários ataques contra objectivos no vizinho Burkina Faso e Côte D'ivoire, nos últimos anos.
A morte dos soldados franceses acontece numa altura em que a União Europeia anunciou o aumento dos seus fundos para uma força militar africana conjunta para combater os terroristas, num montante de 500 milhões de dólares.
O destinatário desse montante é a força do G5 no Sahel, que agrupa as tropas do Burkina Faso, Tchad, Mali, Mauritânia e Níger.
Fonte: Angop