O principal líder da oposição do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, morreu na África do Sul, disse um alto funcionário do seu partido MDC.
O Sr. Tsvangirai, 65 anos, ex-primeiro-ministro, supostamente sofria de câncer(câncro) de cólon.
“Ele morreu esta noite. A família me comunicou isso“, disse à Reuters o vice-presidente do MDC, Elias Mudzuri.
A carreira de Tsvangirai foi marcada por uma longa luta política contra o ex-presidente Robert Mugabe.
Ele havia sido espancado e preso várias vezes.
Anunciando a morte de Tsvangirai, o Sr. Mudzuri disse no Twitter que o MDC “perdeu nosso ícone e lutador pela democracia“.
Diz-se que o MDC está dividido sobre quem deve liderá-lo em eleições no final deste ano contra o partido governante Zanu-PF, liderado pelo sucessor de Mugabe, Emmerson Mnangagwa.
O Sr. Tsvangirai fundou o MDC (Movimento para a Mudança Democrática) em 2000, desafiando repetidamente o Sr. Mugabe durante o longo controle do poder do ex presidente.
Obituário: Morgan Tsvangirai
Nas eleições de 2008, o Sr. Tsvangirai ganhou mais votos na primeira rodada, mas não o suficiente para vencer.
Antes da segunda votação, as forças de segurança de Mugabe levaram a cabo uma campanha de violência contra partidários da oposição, e Tsvangirai retirou-se.
O Sr. Mugabe foi declarado vencedor, mas um protesto internacional em relação a alegações de violência e disposição de voto levou a um acordo de compartilhamento de poder no qual o Sr. Tsvangirai serviria como primeiro-ministro.
O Sr. Tsvangirai correu contra o Sr. Mugabe novamente em 2013, mas perdeu por um deslizamento de terra.
Diz-se que o MDC está dividido sobre quem deve liderá-lo em eleições no final deste ano contra o partido governante Zanu-PF, liderado pelo sucessor de Mugabe, Emmerson Mnangagwa.
BBC, em http://portalmoznews.com