sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MP INVESTIGA CORRUPÇÃO ENTRE PORTUGAL, ANGOLA E GUINÉ

RELATÓRIO DA OCDE

MP investiga corrupção entre Portugal, Angola e Guiné


Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, com o Presidente português, Cavaco Silva, em Lisboa, em 2009
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, com o Presidente português, Cavaco Silva, em Lisboa, em 2009Fotografia © Bruno Simões Castanheira - Global Imagens
Relatório da OCDE descreve vários processos em curso que envolvem suspeitas de corrupção entre empresas portuguesas e dirigentes angolanos. Há casos classificados pelos próprios procuradores como "sensíveis".
"Complexo", "muito sensível" e "capaz de afetar as relações internacionais". Foi desta forma que os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) descreveram a um grupo de técnicos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) uma investigação que envolve suspeitas de um pagamento de 2,5 milhões de dólares feitos por uma empresa portuguesa a um responsável angolano e a outro guineense.
Os técnicos da OCDE estiveram em Portugal para avaliar o desempenho das autoridades judiciárias no combate à corrupção internacional, produzindo, em junho deste ano, um relatório (o qual pode ser lido em www.dn.pt) que faz a avaliação do trabalho desenvolvido pelas autoridades portuguesas, descreve investigações já encerradas e outras ainda "em curso". E neste capítulo, para além do caso da triangulação Portugal-Angola--Guiné, há outros relativos a suspeitas de pagamentos de subornos a dirigentes angolanos, que envolvem a participação de empresas portuguesas.
Fonte:Aqui