quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O EMBAIXADOR DA NIGÉRIA REAGIU O INCIDENTE DO DIA 8 DE OUTUBRO DE 2013

O EMBAIXADOR DA NIGÉRIA REAGIU O INCIDENTE DO DIA 8 DE OUTUBRO

O Embaixador da Nigéria, Ahmed Majid Adams disse hoje (10 de Outubro) numa conferência de imprensa em Bissau de que o incidente verificado não irá afetar de forma alguma as boas relações entre a Nigéria e a Guiné-Bissau, assim como o esforça que está a ser feito para ajudar Bissau encontrar a sua ordem constitucional e estabilidade.


Ahmed Majid Adams, sublinhou que as relações com Guiné-Bissau partiu-se desde 1973 e que nunca foram interrompidas com vários governos que emergiam no país e este governo de transição beneficiou de mais assistência  da Nigéria do que nenhum outro.
O diplomata nigerianos disse que gostaria de declarar de que, apesar desta provocação atribuído a mecanismos diabólicos e inimigos do progresso, Nigéria continuará a envidar esforços para que um dia na Guiné-Bissau seja restaurada a ordem constitucional. Para o Embaixador o que aconteceu no dia 8 de Outubro foi um episódio muito triste e não passa de tentativas de desacreditar os esforços do seu país e a CEDEAO no que respeita ao bom trabalho que estão a fazer para assegurar a realização das eleições no dia 24 de Novembro. O Embaixador adiantou que ainda se congratula informar que a CEDEAO e a Nigéria apesar das dúvidas de certos quadrantes continuaram empenhados para o bem estar dos guineenses.
Para terminar, Ahmed Majid Adams disse não querendo antever o painel da investigação montado pelo governo, mas gostava de pedir para que se identifiquem as causas remotas de tão violenta ataque e vandalismo e que as investigações sejam profundas e serias para identificarem os que projectaram esse tão hediondo e violento ataque. Mas também de protecção de todos os estrangeiros sejam de que nacionalidade forem. Garantindo que respeitaram o governo e todas as autoridades da Guiné-Bissau.
RDP África - 10 de Outubro de 2013