segunda-feira, 16 de março de 2015

AVIÃO COM PRIMEIRO-MINISTRO TIMORENSE ATERRA EM SINGAPURA

O avião que transporta o primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, para exames médicos em Singapura, aterrou hoje no aeroporto Changi daquela cidade, pouco antes das 15:25 locais (07:25 em Lisboa).
 
O avião, um Learjet 35A, que viajou de Darwin com uma equipa médica a bordo e partiu cerca das 12:50 locais (03:50 em Lisboa) do aeroporto Nicolau Lobato em Díli, transporta o primeiro-ministro, que vai ser observado no National University Hospital, em Singapura.
 
Rui Maria Araújo foi internado no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, no domingo, depois de se ter sentido mal em casa, após uma viagem de trabalho de fim de semana para fora de Díli.
 
"O senhor primeiro-ministro está em boas condições, em geral, mas precisa de realizar análises mais profundos sobre a sua situação geral. Como as condições do hospital em Díli são limitadas, são precisas análises mais profundas para um diagnóstico mais certo", afirmou hoje a ministra da Saúde, Maria do Céu da Costa.
 
A governante falava numa conferência de imprensa conjunta com o diretor-geral do Hospital Nacional Guido Valadares, José António Gusmão Guterres, pouco tempo antes de Rui Araújo ser transportado para Singapura.
 
Questionada pela agência Lusa sobre exatamente o que aconteceu ao primeiro-ministro, nomeadamente sobre se se tratou de uma trombose leve, a ministra disse que, para já, não há condições para diagnosticar exatamente o que ocorreu.
 
Agio Pereira, ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros substitui interinamente o chefe do Governo.
 
Rui Araújo deveria participar, na terça-feira no debate no Parlamento Nacional do Programa do Governo, devendo os líderes das bancadas determinar se essa agenda se mantém ou se o debate é adiado.

ASP // ARA