quinta-feira, 26 de março de 2015

LUTA CONTRA EXCISÃO: DJINOPI INAUGURA CLUBE DE MENINAS NO BAIRRO DE BISSAQUE

Bissau, 26 de Mar.15 (ANG) - As organizações não-governamentais DJINOPI e OKANTO, que combatem a excisão feminina na Guiné-Bissau, inauguraram dia 25 um centro chamado “Clube das Meninas Excisadas e não Excisadas” no bairro de Bissaque, arredores de Bissau.
O espaço denominado “ANÓS I UNSOM”, (somos todos iguais), possui a capacidade de albergar 150 meninas de idades compreendidas entre os 4 aos 19 anos, as quais serão ministradas cursos de corte e costura, culinária e leitura do alcorão.
 
Em declarações à imprensa a Presidente da DJINOPI disse que o objectivo do Clube é de juntar as meninas para evitar as separações que existiam as excisadas e não excisadas.
 
Maria Domingas Gomes defendeu que ao se apropriarem dos ensinamentos ministrados, por instrutores oriundos da própria comunidade, as crianças poderão se tornar independentes economicamente no futuro.
 
A Presidente da DJINOPI adiantou ainda que a mudança de mentalidade em relação a prática de Mutilação Genital Feminina, a valorização das meninas não excisadas sem descriminar as que foram submetidas a pratica, a transferência de valores socioculturais e aprendizagem, são outros dos objectivos preconizados com a criação deste espaço.
De acordo com Maria Domingas Gomes, o Clube funcionará no período normais das aulas e nos finais de semana. Adiantou que durante as férias será intensivo tanto no período matutino como vespertino. 
 
O funcionamento será administrado por um núcleo do bairro em parceria com as duas organizações.
 
ANG/JD