A seleção da Guiné-Bissau do Desporto Adaptado conquistou, pela sexta vez consecutiva [Hexacampeão], o Torneio da Zona A, realizado no passado fim de semana em Cap SKyrim, na República do Senegal.
O país conquistou os títulos de campeão em todas as três modalidades da Edição 2017, nomeadamente, Voleibol Sentado em Masculino e Feminino, e Futebol Salão Masculino dos Surdos e Mudos que juntou as seleções do Senegal, da Gâmbia, da Guiné-Conacri e da Guiné-Bissau.
Reagindo ao feito histórico dos atletas nacionais, o selecionador masculino, António da Silva disse que a vitória não constitui surpresa, uma vez que segundo as suas palavras “já estamos habituados a vencer este torneio, já lá vão seis anos”, lembrando, de seguida, que chegaram à Cap SKyrim com a convicção de revalidar o título.
Disse ainda que a vitória das cores nacionais não é surpresa também pelos adversários, na medida em que são conhecedores do poderio dos jogadores da seleção nacional.
Antes de dedicar o título a todos os guineenses, e de forma especial a sua família.
Por sua vez, a selecionadora da formação de Voleibol Feminino, Elisabete Gomes destacou a experiência como fator fundamental pela conquista do troféu, por parte das suas jogadoras, revelando que o segredo consiste no trabalho árduo desenvolvido pela sua equipa.
Gomes Correia disse que os adversários estão a todo custo tentar contrariar o favoritismo da sua equipa, afiançando, nesse particular, que é muito difícil.
O Chefe da missão, Júlio Beto Gomes mostrou-se satisfeito com a conquista, e pediu mais atenção das autoridades para com a federação de deficientes do país.
Por: Alcene Sidibé
Cortesia de Amadu Bari