terça-feira, 18 de março de 2014

GUINÉ-BISSAU: MAIS DE 700 MIL CIDADÃOS VOTAM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES


Rádio Sol Mansi, 18 de Março de 2014 - Mais de 700 mil cidadãos da Guiné-Bissau com capacidade eleitoral votam nas próximas eleições gerais de 13 de Abril de 2014, segundo os dados que constam nos cadernos eleitorais do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) entregues hoje à Comissão Nacional de Eleições (CNE), com vista a realização das eleições gerais.
A entrega do registo eleitoral foi presenciada pelos representantes da CEDEAO, PNUD e o governo de Timor-Leste – que apoiou o GTAPE com kits informáticos no processo de recenseamento eleitoral manual melhorado, decorrido em todo o território nacional e na diáspora, entre Dezembro de 2013 e Janeiro e Fevereiro de 2014.
Os dados foram entregues à CNE pelo ministro da Administração do Território e Poder Local, Batista Té, que aproveitou a ocasião para anunciar os resultados definitivos do recenseamento eleitoral em 775 mil e 508 cidadãos com capacidade eleitoral activa, em todas as regiões do país e círculos eleitorais, revelou o ministro, citando as “fontes seguras” do GTAPE, entidade sob sua tutela.
Após a entrega dos cadernos eleitorais, Augusto Mendes, presidente da CNE apela a comunidade internacional a continuar a prestar seu apoio a este processo.
As eleições gerais realizam-se a 13 de Abril de 2014, nelas concorrem vários candidatos e partidos políticos, aos quais o povo guineense aguarda-se desde segunda-feira pela decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre a publicação da lista definitiva dos concorrentes.
Na lista provisória publicada na semana passada, o STJ "chumbou oito candidaturas presidenciais e  sete partidos políticos".
Belolat Go
Fonte: RSM/Fim