Bissau, 13.03.2014 (ANG) O Primeiro-ministro, presidiu esta quinta-feira a abertura do Telecentro Multifuncional no Liceu Nacional Kwame Nkruma em Bissau.
Na ocasião, Rui Duarte Barros afirmou que o centro, composto com 21 computadores ligados a internet e os respectivos acessórios, vai melhorar não só a performance dos alunos, mas também dos professores no que se refere a preparação dos conteúdos de leccionação.
O chefe de executivo de transição assegurou ainda que o “plano” é atingir a todo o território não tendo, apenas, os alunos como o alvo, mas sim toda a população.
Na sua intervenção no acto, o Ministro da Agricultura, Nicolau Gomes que, interinamente substitui o titular das pastas dos Transportes e Comunicações, realçou o projecto implementada pela Autoridade Reguladora Nacional (ARN) das Comunicações, nas escolas públicas.
Acrescentou que não se pode pensar em progresso dos povos sem que se coloque a dimensão das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) nas políticas de desenvolvimento nacional.
Assim, Nicolau Gomes disse esperar que o projecto crie base para que a utilização da internet seja uma realidade e ferramenta vital de aprendizagem na Guiné-Bissau.
Visivelmente satisfeito, o titular da pasta da Educação, Alfredo Gomes, afirmou que “neste século 21 o alfabetismo está ligado ao conhecimento das Tecnologias de informação e Comunicação e exorta que as mesmas cheguem as populações, porque, segundo ele, a “educação começa em casa”.
Ouvidos pelo repórter da ANG no acto, os alunos Silvestre Djú e Fatumata Baldé, ambos da 10ª classe deste liceu, realçaram a importância do projecto nomeadamente, no que tange a pesquisa dos conteúdos ligados ao curriculum escolar e pediram que o mesmo se estenda a todas escolas do país.
Dez escolas de Bissau e o Liceu Regional “Siaka Turé” de Buba já beneficiaram de um telecentro multifuncional.
O projecto de criação de telecentros multifuncionais está a ser implementado pela ARN de Comunicações, no quadro da política de promoção das TICs e financiada conjuntamente com o Fundo de Acesso Universal das Tecnologias de Informação e Comunicações.
Fonte: ANG/QC