sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SENEGAL: TRIBUNAL COMPETENTE PARA JULGAR ANTIGO PREFEITO DE DAKAR


Dakar - O Tribunal superior de Dakar declarou-se, nesta sexta-feira, competente para julgar o prefeito de Dakar, Khalifa Sall(na foto) e sete dos seus colaboradores, acusados de desvio de fundos públicos, rejeitando todos os pedidos visando a sua libertação, noticiou a AFP. 
Segundo o presidente do tribunal superior, Malick Lamotte, a alegação sobre a incompetência do tribunal não tem fundamento, e rejeita todos os pedidos da defesa, dos quais o da sua libertação definitiva ou de liberdade condicional sob caução.

O processo, aberto a 14 de Dezembro último, foi várias vezes adiado, e apenas teve inicio a 23 de Janeiro. Durante mais de dez audiências, os advogados de defesa, os do Estado, que representam a parte civil e o Ministério publico, trocaram argumentos de procedimento, sem abordar as questões de fundo.
Uma nova audiência foi fixada para a próxima segunda-feira.
Durante os debates, os conselheiros de Khalifa Sall, defenderam, nomeadamente a nulidade das acusações, a incompetência do tribunal e a liberdade do acusado, eleito deputado, em Julho ultimo, mesmo estando em prisão preventiva desde Março de 2017.
Um dos principais opositores do Presidente Macky Sall, Khalifa Sall, governador de Dakar, desde 2009, e sete dos seus colaboradores são acusados de terem feito despesas não justificadas de mais de 2,7 milhões de Euros retirados durante muitos anos dos cofres da prefeitura de Dakar, o que eles negam.
Por outro lado, o tribunal de justiça da Comunidade económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), adiou para terça-feira, 20 de Fevereiro, a análise de um pedido da defesa de Sall.

O pedido perante o tribunal, cuja sede situa-se em Abuja, denuncia, nomeadamente as “violações”, pelo Estado senegalês, de todos os direitos de Khalifa Sall, desde o inicio do processo.

Fonte: Angop