quarta-feira, 19 de março de 2014

GUINÉ-BISSAU: EU E UNICEF LANÇAM PROJECTO DE REABILITAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM CATIÓ


Vila de Catió, Guiné-Bissau
Bissau (Delegação da EU, 18 de Março de 2014) – A Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e o UNICEF assinalam na próxima quinta-feira, dia 20, o lançamento oficial de um projeto de reabilitação do sistema de distribuição de água potável na vila de Catió, capital da região de Tombali, sul do país.
O evento vai ter lugar no âmbito da comemoração do Dia Mundial de Água – a 22 de Março – sob o lema “Água e Energia”. O projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, no quadro do programa Water Facility, com 60 milhões de Fcfa, e pelo UNICEF, com 20 milhões, sendo implementado por esta agência da ONU.
Em comunicado, as duas instituições financiadoras referem que o projecto irá favorecer o uso da água potável à mais de 5 mil habitantes da vila de Catió.
Em 2010, adianta o documento, apenas 66% da população guineense tinha acesso a água potável (84 % nas zonas urbanas e 53% nas zonas rurais).
A região de Tombali é uma zona onde se nota uma grande frequência de epidemias e surtos de cólera, que são essencialmente transmitidos através da água e alimentos contaminados.
O principal objectivo do projecto é contribuir para um melhor acesso à água potável e ao saneamento básico. Na esteira desses acordos, o projeto envolve a mudança de comportamento coletivo na utilização, tratamento e armazenamento da água, a reabilitação do sistema de captação e bombeamento de água com energia solar, e a reabilitação da rede de distribuição de água potável através de fontanários, compreendendo a possibilidade de realizar, no futuro, ligações domiciliárias em Catió. Fonte: gbissau.com
Leia também: Banco Mundial inicia pagamento de salários aos professores