terça-feira, 18 de março de 2014

MALI: GOVERNO MALIANO CONVOCA EMBAIXADOR RUSSO PARA PEDIR EXPLICAÇÕES


Governo Mali convoca embaixador russo para pedir explicações
O Governo do Mali convocou hoje o embaixador russo em Bamako para lhe pedir explicações sobre uma reunião entre governantes de Moscovo e dirigentes de um grupo separatista armado desta nação africana.
Uma delegação do Movimento Nacional para a Libertação do Azawad (MNLA), conduzida pelo seu líder político, Bilal Ag Acherif, reuniu-se com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Bogdanov, na última sexta-feira, em Moscovo, informou este grupo rebelde maliano, em comunicado.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, Zahabi Ould Sidi Mohamed, disse à agência noticiosa AFP que convocou o embaixador Alexei Doulian, na segunda-feira, para que este lhe explicasse "os parâmetros da permanência de um grupo armado na Rússia".
O embaixador, revelou Sidi Mohamed, "insistiu que o seu país reconhece a integridade territorial do Mali e que a abordagem do seu país não é de qualquer forma um reconhecimento do MNLA".
Azawad é o nome que os tuaregues e as minorias árabes usam para designar o vasto território deserto do norte do Mali, onde estão concentrados. Fonte: Aqui