quinta-feira, 17 de abril de 2014

BURUNDI: UM DIPLOMATA DA ONU EXPULSO DO PAÍS


Laurent Kavakure, ministre des Affaires extérieures burundais, à l'ONU.
Burundi expulsou um diplomata da ONU nesta quinta-feira, anunciou o Ministério das Relações Exteriores do país.  Esta decisão surge na sequência da divulgação de uma nota interna das Nações Unidas que dava conta que o governo do Burundi estaria a armar certos militantes do partido no poder.

O governo do Burundi anunciou esta quinta-feira, 17 de Abril, ter expulsado do seu território o responsável da segurança do Escritório das Nações Unidas no Burundi (BNUB), Paul Debbie. Bujumbura reagiu assim a divulgação de uma nota interno da ONU que dava conta que o governo estaria a armar e a treinar os membros de Imbonerakure, a ala juvenil do partido no poder.  Essas alegações foram qualificadas como "rumores infundados" pelas autoridades, que exigiram um pedido de desculpas da ONU. 

" Este senhor foi declarado persona non grata " , disse o ministro das Relações Exteriores , Laurent Kavakure(na foto) , dizendo , que Paul Debbie "é a fonte dessa desinformação que prejudica  a imagem do Burundi ". Ele tem 48 horas para deixar Burundi, uma fonte BNUB confirmou, acrescentando que o escritório foi notificado da decisão na quinta de manhã.

A tensão política aumenta no Burundi à medida que as eleições presidenciais de 2015 se aproximam, a candidatura do Presidente Nkurunziza para um terceiro mandato é esperada, apesar do limite de dois mandatos imposto pela Constituição. O principal partido tutsi, UPRONA, retirou-se do governo, dominado pelos hutus, no mês passado.

O governo acusou BNUB(Escritório das Nações Unidas no Burundi) de se aliar a oposição e procurar minar a paz e a segurança nacional.
A ONU, envio na semana passada um severo aviso ao governo, pedindo-lhe para tomar medidas urgentes para combater a violência política e respeitar os direitos humanos.

Fonte: Jeuneafrique // Tradução Bambaram di padida