domingo, 27 de abril de 2014

OPINIÃO» QUE DEUS NOS ACUDA - CABLY FLORA


 
VIVA GUINE-BISSAU

Será que as Eleições, como são organizadas neste Sistema Político atual, servem para nos unir ou Criar ainda mais Clivagens nos guineenses?

O nosso Sistema Político será Ideal, encaixará bem, no nosso complexo tecido Social?

Não teremos de repensar um sistema mais adequado a nossa realidade, que garanta a nossa coesão Social, que por erros em passados, já foi tão abalada nos anteriores Regimes?

Tentando responder estas 3 enigmas, vou tentar buscar paragona próxima da nossa realidade social como Povo multicultural, embora num território tão exíguo. Fingimos tomando a Guiné como se fosse um “EUA em Pequenino”.
Muitas etnias, Raças, sensibilidades, religiões, mestiçagem, todas elas diferentes de uma das outras, como substrato comum entre dois Países.

Imaginar estes grupos diferentes, tivessem que formar Partidos Políticos cada um, e todos tiverem que concorrer para Lugares no Parlamento, como é o caso atualmente na Guiné. É claro que seria uma mega Caos, ingerível e incomportável, sem enquadramento nenhum, e com desorganização social imprevisível assim como consequente desagregação social incontrolável.

Nos USA simplesmente optou-se para um Sistema “Cirúrgico” que resolveu de vez estes problemas. Para eleger Deputados, só pode ser com Partido Republicano ou Democrático, até podes criar 150 Partidos com tendências que quiser, mas só com estes dois Partidos é que podes obter lugar no Parlamento.

Eu estou a Crer que seria uma maneira mais racional, para acabar com 50 candidatos a PR e 150 Partidos que tivemos nestas eleições. Na minha modesta opinião (pois não sou Político) deixo aqui um argumento para debate sério convidando os entendidos da matéria.
Simplesmente quis contribuir, como um cidadão muito preocupado no que se passou nesta eleição.

Acho que estas eleições, foram aquelas em que ficou mais evidente a crescente tendência cada vez mais do voto étnico em todas as etnias. Isto preocupa me, e para mim, é algo muito Grave, alguma coisa não esta bem. A eleição devia ser um ato Cívico que ajude unir ainda o POVO, a volta do essencial, nunca antes para o distanciar. A continuar assim, perderemos aquela que é das mais importantes conquistas que o A Cabral conseguiu desde do tempo da mobilização da População para lutar por causa da Independência, a UNIDADE, que sempre nos tem caracterizado.

Fiquei estupefacto ao ouvir em direto alguns eleitores entrevistados, ao afirmar com tanta leviandade que ia votar em flano, pois claro é da sua etnia! Isto preocupa cidadão comum, devia Preocupar em primeiro lugar a Própria Entidade da CNE, Governo e Estado em Geral.
Cada vez que que haja eleição tem se notada a evidencia das Clivagens étnicas, e tem sido crescente, o que indicia que teremos que mudar alguma coisa se quisermos preservar a Unidade e coesão social.

A continuar a este andar, estamos a caminhar aos passos largos a uma desagregação Social grave com consequências gravíssimas. Temos que parar e corrigir algo que certamente esta mal.
A eleição é inquestionável, é Pilar da Democracia. Teremos de rever O SISTEMA de fazer as eleições adequa-lo a nossa realidade para que de facto traga união, concórdia e não a discórdia entre Guineenses.

Por: Cably Flora

Fonte: Aqui