quinta-feira, 17 de abril de 2014

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: RAMOS-HORTA FELICITA CLASSE POLÍTICA PELA NOVA COMPOSIÇÃO DO PARLAMENTO


Bissau - O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, felicitou hoje a classe política e o povo guineense pela nova configuração do parlamento onde cinco partidos vão ter assento.

Nas primeiras declarações sobre os resultados eleitorais provisórios hoje divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), Ramos- Horta disse que está criado "um clima muito bom" para as forças políticas dialogarem no parlamento.

"Há um clima de diálogo entre os partidos para que nasça um governo forte" e que corresponda à esperança do povo, observou o representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau. 

Falando sobre a futura governação do país, José Ramos Horta disse que o seu desejo maior enquanto representante da ONU e dos parceiros é de ver formado um governo que vai integrar outras forças vivas e os célebres quadros para poder responder a vontade do povo.

Para José Ramos Horta o país deve conhecer um Governo com um programa ambicioso para o desenvolvimento e de criação de base para o bem-estar dos cidadãos.

Por seu lado, o Chefe da Missão dos observadores da União Africana, Joaquim Chissano apelou aos políticos a respeitarem a expressão do povo Guineense como forma de fortificarem a democracia e a decisão soberana dos cidadãos.

“Acredito que com o fecho deste processo sem problemas, como aconteceu no acto da votação o país vai reconquistar a sua boa imagem como outrora junto dos parceiros do desenvolvimento e da comunidade internacional”, referiu Chissano.