quarta-feira, 30 de abril de 2014

AJUDANTES DE BUBO NA TCHUTO CONFESSAM CULPA EM NOVA IORQUE???


MOUSSA BALDE/LUSA
Dois ajudantes do antigo chefe de estado da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, acusados de tráfico de droga nos Estados Unidos, admitiram ser culpados de tráfico num tribunal em Nova Iorque???
Tchamy Yala e Papis Djeme entregaram as suas confissões esta segunda e terça-feira, admitindo ao juiz que conspiraram para traficar cocaína da Africa Ocidental para a Guiné-Bissau??? A droga seria depois distribuída na Europa e nos Estados Unidos???
Em abril do ano passado, Na Tchuto, Yala, Djeme e outros dois guineenses - Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - foram detidos em águas internacionais??? perto de Cabo Verde por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana. Os cinco homens arriscam pena de prisão perpétua.
Além de Djeme e Yala, também Na Tchuto está acusado de conspiração para importar drogas para os EUA. Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.
O embaixador da Guiné-Bissau para a Organização das Nações Unidas (ONU), João Soares da Gama, disse à agência Lusa no ano passado que Na Tchuto contesta que tenha sido detido em águas internacionais e que provar esse facto será uma das estratégias da defesa em julgamento.
Além da detenção do antigo militar guineense, a 04 de Abril, a justiça dos EUA manifestou também intenção de deter o actual chefe das Forças Armadas, António Indjai, que entretanto já reafirmou por mais de uma vez refutar as acusações de tráfico de droga.
A acusação está a ser conduzida pelos procuradores Aimee Hector e Glen Koppo caso será julgado pelo juíz Richard Berman.