Pelo menos 34 pessoas morreram em confrontos entre duas etnias rivais no estado de Nasarawa, no centro da Nigéria, declarou hoje um porta-voz do governo estadual à agência de notícias francesa AFP.
Numerosas casas e celeiros foram queimados nos confrontos de membros das tribos Eggon e Gwandara, na cidade de Egan, no sábado, segundo o porta-voz Sani Musa Mairiga.
"Até ao momento, 34 pessoas morreram e há numerosos feridos", disse.
O mesmo poreta-voz disse que foi uma milícia dos Eggon que atacou a cidade de Egan, maioritariamente povoada pela tribo Gawandara, depois de uma disputa de terras cultiváveis e na qual um elemento Eggon foi ferido, de acordo com as informações de Mairiga.
"Todas as vítimas pertencem à tribo Gwandara, que foram atacados subitamente por membros do culto Ombatse, da tribo Eggon", sublinhou.
Polícias armados foram deslocados para a cidade para colocar fim à violência, segundo o porta-voz, sem precisar se os atacantes haviam sido presos.
Os conflitos étnicos, que também têm conotação religiosa (entre cristãos e muçulmanos), são frequentes no centro da Nigéria, frequentemente devido às disputas sobre a terra, apesar das inúmeras tentativas de pacificação dos vários governos da região. Fonte: Aqui