quarta-feira, 23 de abril de 2014

ELEIÇÕES 2014: RESULTADOS DEFINITIVOS DÃO VITÓRIA AO PAIGC


Rádio Sol Mansi, 23 de Abril de 2014 - O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) foi anunciado hoje oficialmente o vencedor das eleições legislativas de 13 de Abril na Guiné-Bissau, com 57 mandatos (incluindo dois da diáspora), conquistando uma maioria absoluta, segundo os resultados definitivos publicados pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Augusto Mendes.
A seguir vem o Partido da Renovação Social (PRS) com 41 mandatos na nova Assembleia Nacional Popular (ANP), PCD (Partido da Convergência Democrática) 2, União para a Mudança (UM) e o Partido da Nova Democracia (PND), ambos com um mandato cada.
Os restantes partidos concorrentes, PT, PS-GB, UPG, PRN, RGB, PUSD, FDS, PSD, Manifesto do Povo e o PRID que na última legislatura tinha três deputados, não obtiveram nenhum mandato.
Segundo os resultados definitivos divulgados pela CNE, na instalação da mesma, determinam ainda que haverá segunda volta das presidenciais que serão disputadas entre o candidato apoiado pelo PAIGC, José Mário Vaz que obteve 40, 99 por cento dos votos e o Independente, Nuno Nabiam que teve 25, 14 por cento, apoiado pelo ex-presidente da republica, Kumba Iala, que morreu há duas semanas. A segunda volta será disputada a 18 de Maio.
O terceiro mais votado, num total de 13 candidatos, foi o Paulo Gomes, independente que conseguiu 9,97%. Em conferência de imprensa onde reconheceu os resultados provisórios, um dia após o seu anúncio, Paulo Gomes afirma que não dará indicação de voto a nenhum candidato à segunda volta.
O candidato oficial do PRS, Abel Iamedi Incada obteve 7,3%. Os outros nove candidatos tiveram todos menos de cinco por cento de voto, tendo o mais votado de entre eles sido Mamadu Iaia Djaló, do PND, com 4, 56%, de acordo com dados oficiais publicados hoje, os mesmos dos provisórios.
O presidente do organismo, Augusto Mendes declarou que durante o período de reclamação consagrado por lei fora interposta junta à CNE algumas contestações eleitorais, nomeadamente do PCD, mas que em nada “desmerecia” o processo, por quanto tanto reconhecido por todos os intervenientes e parceiros internacionais.
Para estas eleições em que foram inscritos 775.508 mil eleitores, prevê-se que tenha participado um número superior a 70%.
Belolat Go
Fonte: RSM/Fim