sábado, 17 de outubro de 2015

ATAQUES A ALBINOS AUMENTAM PERANTE PROXIMIDADE DE ELEIÇÕES

Os ataques contra pessoas albinas em África têm aumentado com a proximidade de eleições em vários países do continente, devido a uma crescente procura de possíveis futuros políticos por partes de corpos albinos, valorizadas na magia negra.
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que diversos ataques contra albinos, cujas partes do corpo são altamente valorizadas em rituais de bruxaria e podem alcançar altos preços, têm sido registados desde agosto, nomeadamente em seis países no sul e no leste do continente.
 
Na África do Sul, o corpo de uma jovem albina foi encontrado numa cova rasa, sem a maior parte dos órgãos e da pele. Um albino de 56 anos do Quénia morreu depois de partes do seu corpo serem arrancadas num ataque, exemplificou a ONU.
 
«As pessoas com albinismo estão entre as mais vulneráveis da região», disse Ikponwosa Ero, primeiro especialista de direitos humanos em albinismo da ONU, em comunicado. «Nos últimos tempos, o infortúnio delas tem sido agravado pelo medo constante de ataques de outras pessoas – incluindo membros da família –, que valorizam os seus corpos mais do que as suas vidas».
 
Os curandeiros chegam a pagar 75 mil dólares por um conjunto completo de órgãos de um albino, de acordo com um relatório da Cruz Vermelha, para depois os usarem em feitiços que acreditam trazer boa sorte, amor e riqueza.
 
A ONU alertou em março que 2015 seria um ano perigoso para os albinos, sobretudo na Tanzânia, à medida que os políticos locais recorrem a bruxos para tentarem aumentar as suas hipóteses de vencerem nas urnas. Fonte: Aqui

Leia também: Raptos e homicídios de albinos preocupam Governo moçambicano