quarta-feira, 14 de outubro de 2015

BURKINA FASO: CORPO DE THOMAS SANKARA «CRIVADO DE BALAS»

A autópsia aos restos mortais de Thomas Sankara mostra que estes estão «crivados de balas», de acordo com o advogado da sua família. Aguardam-se agora os testes de ADN, para confirmar a identidade do corpo.
 
Aquele que é por muitos considerado «o Che Guevara de África» foi enterrado de forma rápida e secreta após um golpe de Estado, em 1987. A permissão para a exumação do corpo foi negada ao longo dos 27 anos de mandato do seu sucessor, Blaise Compaoré, que no ano passado foi derrubado por um golpe de Estado.
 
Compaoré, recorda a BBC, sempre negou estar envolvido na morte de Sankara, dizendo que «os factos são conhecidos» e garantido não ter «nada a esconder».
 
Com a chegada do governo de transição, o processo, bloqueado há mais de duas décadas, pôde avançar, em maio. Mas o resutado da autópsia só chegou após o golpe de Estado do mês passado.
 
Ambroise Farama, um dos advogados da família, disse à AFP que as descobertas sobre o corpo de Sankara são «incompreensíveis». «Pode dizer-se que ele foi pura e simplesmente crivado de balas», acrescentou. Outros soldados encontrados entretanto tinham apenas marcas de um ou dois tiros. «Mas, no caso de Thomas Sankara, havia mais de doze, espalhados pelo corpo – até por baixo das axilas.» Fonte: Aqui

Leia também: Eleições no Burkina Faso marcadas para 29 de novembro