quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MATA-CARROS

É nome dado, pelos taxistas, às estradas da capital, Bissau. Porquê? Vejam: isso estava a acontecer logo de manhã cedo, na rua que vai para Porto de Canoa, junto às Alfandegas. Uma imagem vale mais que mil palavras. 

Imagens como esta não faltam na nossa praça de Bissau. Felizmente, o contentor que estava a ser transportado não caiu. Várias acidentes aconteceram envolvendo camiões carregados de contentores que por causa de crateras nas nossas ruelas acabaram por provocar acidentes mortais de transeuntes e de vendedeiras sentadas nas bermas das estradas. No período das chuvas, vêm-se grandes camiões carregando contentores saídos das alfândegas ou de cais de Bissau cambaleando e em solavancos. Estas estradas chama-se de “mata-carros”, porque não há amortecedores que resistam a elas. Fala-se de produção e da produtividade nacional assim? Uma das obrigações do Estado é a satisfação das necessidades básicas da população. Mas, o que tem mais visibilidade na nossa Guiné-Bissau, é o abandono deliberado à "coisa pública". A tendência tem sido a exibição de mansões pessoais em detrimento do que poderá ser a nossa imagem pública. 

Observem também estas imagens da desorganização do mercado em Bissau, de atentado contra higiene e saúde da nossa população: