quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Presidente de Ordem de jornalistas: “NA GUINÉ-BISSAU SÓ AS PESSOAS MUDAS É QUE NÃO SÃO JORNALISTAS”

Presidente de Ordem de Jornalistas, António Nhaga, afirmou ontem terça-feira, 20 de Outubro, que na “Guiné-Bissau só as pessoas mudas é que não são jornalistas”. O jornalista e professor universitário falava à imprensa, depois de uma audiência mantida com o Chefe do Governo Carlos Correia. Conforme as informações disponíveis, o encontro visa informar o Primeiro-ministro da pretensão daquela organização de profissionais da comunicação social, bem como apresenta-lo a iniciativa da organização de realizar a primeira Conferência Nacional de Comunicação Social na Guiné-Bissau.
 
António Nhaga afirmou na sua delação que no país só as pessoas mudas é que não são jornalistas, mas qualquer pessoa que fala é jornalista. Acrescentou ainda que a organização que dirige está a trabalhar no sentido de organizar a classe, bem como definir os critérios de quem realmente pode ser jornalista. Informou, no entanto, que receberam abertura total da parte do Primeiro-ministro em colaborar com a Ordem na dignificação da classe, sobretudo na definição de um plano nacional de comunicação para o desenvolvimento.
 
Instado a pronunciar-se sobre os preparativos para a organização da Conferência, explicou que já iniciaram os preparativos da conferência e já criaram uma comissão encarregue deste evento.
 
“A Conferência Nacional que vamos organizar vai definir quem é jornalista, como também nesta conferência vamos falar de vinte e cinco anos de liberdade de imprensa na Guiné-Bissau. Portanto, será um acontecimento mais mediático que vai acontecer no nosso país em torno da Comunicação e Jornalismo”, contou.
 
Por: Rafaela Iussufi Quetá