A justiça guineense está doente e não funciona há 42 anos, as pessoas abaixo foram assassinadas em série num curto espaço de tempo e até hoje não se fez a justiça.
Tagmé Na Waie, Nino Vieira, Hélder Proença, Baciro Dabó, Iaia Dabó, Roberto Cacheu, Natelé Cadjucan Nhaga, Tito Abna, Samba Djaló, jovens do PRS........... a lista é longa.
Genebra - A relatora especial das Nações Unidas sobre a independência dos juízes e advogados, Mónica Pinto, vai visitar a Guiné-Bissau entre 10 e 16 de Outubro deste ano para examinar o funcionamento do sistema de justiça no país, foi anunciado nesta quinta-feira.
A relatora indicou em comunicado que pretende "identificar as áreas em que é necessário agir para fortalecer o sistema de justiça e a sua capacidade em lutar contra a impunidade".
"Irei observar as conquistas e os desafios do país (...) bem como o processo e julgamento justos e o acesso à justiça", disse.
Durante a visita, Mónica Pinto tem previsto encontros com membros do Governo de gestão, funcionários da ONU e representantes de Organizações Não-Governamentais.
A relatora especial vai apresentar as suas conclusões e recomendações finais ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Junho de 2016.
Professora de direito internacional e de direitos humanos em Buenos Aires, Mónica Pinto é relatora especial da ONU sobre a independência dos juízes e advogados desde Agosto de 2015.
As visitas dos relatores especiais realizam-se sempre a convite das autoridades do país. Fonte: Aqui