segunda-feira, 19 de outubro de 2015

QUEM SÃO NOSSOS GOVERNANTES NO EXECUTIVO DE CARLOS CORREIA – MINISTROS

O sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses (no Governo chefiado por Carlos Correia), visa, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata, permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.
 
MALAL SANÉ – Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares
Malal Sane Ministro Presidencia
Nasceu no dia 12 de Novembro de 1959, em Burquelém (Sector de Boé, Região de Gabú). Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Dirigente do PAIGC. Em Janeiro de 1994/96, foi director-geral da Pesca Industrial. Em 1996/97, foi Secretário de Estado da Comunicação Social. Em 1997/99, foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e da Informação. Em 2001, foi Secretário de Estado das Pescas. Nomeado no dia 13 de outubro corrente, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, através do decreto presidencial n° 12/2015.
 
 
 
 
 
 
 
ADIATU DJALÓ NANDIGNA – Ministra da Defesa Nacional
Adiatu Djalo Nandigna_ministra Defesa
Dirigente do PAIGC. Nasceu no dia 06 de Novembro de 1958, em Canchungo. Licenciou-se em Ciências Políticas na Universidade de Havana (Cuba), em 1976/1982. Fez o curso de Gestão, Administração Económica e Financeira no Centro Internacional de Formação (OIT), em Turim (Itália) em 1996/1998. Fez igualmente o curso de Gestão de Qualidade no Centro Universitário de Tecnologia Alimentar PISCA TAWAY em New Gersey (Estados Unidos de América), em 2000/2001. Em 2004/2006, desempenhou a função da Ministra de Comércio Indústria e Artesanato. Em 2007/2008, ministra da Cultura Juventude e Desporto. Em 2008/2010, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional. Em 2010/2012, Ministra da Presidência do Conselho de Ministros Comunicação Social e Assuntos Parlamentares. Em 2014, desempenhou a função da Conselheira de Assuntos Político e Diplomático do Presidente da República José Mário Vaz. Foi chamada mais uma vez para desempenhar a função da ministra da Defesa Nacional do governo de Carlos Correia.
 
VALENTINA MENDES – Ministra da Mulher, Família e Coesão Social
Valentina Mendes_Ministra Mulher Familha
Nasceu no dia 27 de Setembro de 1968. Licenciou-se em  Medicina pelo Instituto de Medicina de Lugansk (Ucrânia-Ex-URSS). Fez o curso de Pós-Graduação médica sob a supervisão do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Hospital Geral de Santo António de Porto (Portugal). Foi responsável pelas doenças Cardiovasculares, Coordenador Nacional do Programa de Seguimento e Tratamento Anti-Retroviral nas Crianças. Foi presidente da Junta Médica Nacional. Desempenhou ainda a função da ministra da Mulher Família, Coesão Social e a Luta contra a Pobreza de 2011 a 2012. Em Junho de 2014, foi nomeada ministra da Saúde Pública no governo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira. Nomeado no dia 13 de outubro corrente, ministra da Mulher, Família e Coesão Social, através do decreto presidencial n° 12/2015.
 
 
 
ARTUR SILVA – Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades
Artur Silva_Ministro Negocios Estrangeiros
Formou-se em Administração dos Assuntos Marítimos pela Escola de Administração dos Assuntos Marítimos de Bordeaux (França). É pós-graduado em Pesca pela Universidade de Hull, Inglaterra. Licenciou-se em Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. É quadro do Secretaria de Estado das Pescas. Em 1994-1999 foi Ministro das Pescas Em 2009 desempenhou as funções do Ministro da Defesa Nacional. Ainda entre Novembro de 2009 e Abril 2012, Ministro da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos. Agora assumiu o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades.
 
 
 
 
 
 
GERALDO MARTINS – Ministro da Ecomia e Finanças
Geraldo Martins_Ministro Economia Finanças Nasceu na Guiné-Bissau. Fez a Pós-Graduação em Economia na Universidade de Londres (Inglaterra). Mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Universidade de Londres (Centro de Estudos Financeiros e de Gestão), em Inglaterra. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau. Mestre em Ciências Química-Físicas, na Universidade Estatal da Moldávia. Especialista Principal em Desenvolvimento Humano e Gestor de  Programas no Banco Mundial (Washington DC em Missão Residente em Dakar).
De 2001 a 2003 foi ministro da Educação, Ciência e Tecnologia. Foi um dos dirigentes do Partido da Convergência Democrática (PCD). Ministro da Economia e Finanças, no executivo de Domingos Simões Pereiera 2014/2015. Foi chamado para ocupar a mesma função no governo liderado por Carlos Correia, no. Militou recentemente no PAIGC.
  
 
VICENTE FERNANDES – Ministro do Comércio e Indústrias
Vicente Fernandes_ SE Turismo Nasceu no dia 05 de Abril de 1959, em Bissau. Em 1987 obteve a licenciatura em Direito, pela Universidade Clássica de Lisboa. Entre 1987 a 1988 fez a formação diplomática pelo Instituto de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Fez a Magistratura Judicial pelo Centro de Estudos Judiciais de Lisboa, em 1989. Presidente do Partido da Convergência Democrata (PCD), onde desempenhara a função do secretário pelos assuntos jurídicos, em 1992. Eleito Presidente do PCD em 2013. Membro da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau. Foi director do Cartório do Contencioso Aduaneiro da Direção-Geral das Alfândegas, em 1998. Em 2014/2015, exerceu a função do Secretário de Estado do Turismo e Artesanato no governo do Eng. Domingos Simões Pereira. Nomeado no dia 13 de outubro corrente, ministro do Comércio e Indústrias, através do decreto presidencial n° 12/2015.

 
AGNELO AUGUSTO REGALLA – Ministro da Comunicação Social
Agnelo Augusto Regala_Ministro Comunicaçao Social Natural de Cossé (Ganadu/Bafatá – Leste da Guiné-Bissau),  cursou Jornalismo pelo “Centre de Formation et Perfectionnement de Journaliste (CFPJ)” em Paris/Franç. Fundou a estação emissora “Bombolom FM”, uma das primeiras rádios privadas do país. Eleito líder da União para a Mudança (UM) em 2012. Foi um dissidente do PAIGC. Dirigiu a Radio difusão Nacional em 1974/77; Secretário de Estado da Informação 1984/87. Esteve no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde exerceu o cargo de Director-Geral para os Assuntos Políticos, Económicos e Culturais 1987/90. Secretário de Estado da Comunicação Social em 1990/92. Conhecido líder oposicionista, foi deputado pela UM no primeiro Parlamento multipartidário (1994/98), e conselheiro de comunicação e porta-voz do falecido Presidente Malam Bacai Sanha entre Setembro 2009 e Janeiro 2012. Esta é a segunda vez que ocupa a mesma função (Ministro da Comunicação Social) e a primeira vez foi em 2014, no executivo de Domingos Simões Pereira, demitido pelo Presidente José Mário Vaz em a 12 de Agosto último.
 
MARIA ODETE COSTA SOARES SEMEDO – Ministra da Educação Nacional
Maria Odete Costa Semedo_Ministra Educaçao Nasceu no dia 07 de Novembro de 1959, em Bissau. Fez a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Fez o doutoramento em Letras (Literatura de Língua Portuguesa), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil). Reitora da Universidade Amílcar Cabral. Investigadora Sénior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). Ex-Ministra da Educação Nacional – Junho 1997 a Fevereiro 1999. Ex-Ministra da Saúde – Março de 2004 a Novembro de 2005. Em 2014, foi chamada a exercer a função da Ministra da Educação Nacional no governo de Eng. Domingos Simões Pereira. Nomeada a 13 de outubro para exercer a mesma função ministerial no executivo liderado por Carlos Correia.
 
 
 
JOÃO ANIBAL PEREIRA – Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Joao Anibal Pereira_Ministro Agricultura Militante do PAIGC. Dirigiu durante muito tempo a GAPLA (Gabinete de Planificacão do Ministério da Agricultura). Foi nomeado ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 2014. Foi nomeado mais uma vez a ocupar a mesma função por decreto presidencial N° 12/2015.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CADI SEIDI – Ministra da Saúde Pública
Cadi Seide_Ministra da Saude Publica
Nasceu em Komo, Região de Tombali, no dia 9 de Novembro de 1966. Fez a licenciatura em Medicina Geral com a diploma elevada distinção, na Faculdade de “Giron” e “Júlio Trigo Lopez” em Cuba entre 1987 e 1993. Especializou-se em Pediatria, no ano 1996 em Cuba. Fez a Pós-Graduação em Neurologia Pediátrica, em Cuba em 1996. Fez a formação em Gestão Hospitalar, em China no ano 2010. médica militar, com o patente de Tenente Coronel. Foi Directora do Hospital Principal Militar “Amizade China Guiné-Bissau”, em 2011.
Desempenhou a função da titular de pasta de Defesa Nacional no executivo de Eng. Domingos Simões Pereira, de Junho de 2014 a 12 de Agosto de 2015. Militou recentemente no PAIGC, foi chamada mais uma vez para exercer a função da ministra de Saúde Pública.
 
 
 
JOSÉ ANTÓNIO CRUZ ALMEIDA – Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo
Jose Antonio Almeida Cruz_Ministro Infraestrutura
Nasceu no dia 19 de Março de 1964, em Farim (Região de Oio). Diplomou-se em Engenharia Civil e Industrial, atribuido o Grau de Mestre em Ciências Técnicas, pelo Instituto de Construção Civil de Rostov na Rússia, em 1992. Membro do Comité Central do PAIGC, eleito no congresso de Gabu em Junho de 2008. Entre 2009 e 2012, foi ministro das Infra-estruturas (Guiné-Bissau) até o golpe de Abril de 2012. Nomeado em 2014, para exercer a função de ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo. Voltou a ser chamada para ocupar a mesma função no actual executivo liderado por Carlos Correia.
 
 
 
 
 
 
 
AIDA COSTA INDJAI FERNANDES – Ministra da Justiça
Aida Injai Costa Fernandes_Ministra da Justiça 
Licenciou-se em Direito em 1994. Em 2013 fez o mestrado na área de Direitos Humanos. Em 2004, formou-se em Arbitragem referente ao ato Uniforme da OHADA.  2003/2013, foi Expert em Direitos Humanos. Em 1995/2003, foi docente da Faculdade de Direito de Bissau. Foi igualmente vice directora da Faculdade de Direito de Bissau. Foi vice-presidente da Comissão Interministerial  dos Direitos Humanos. Vice-presidente da Associação Guineense de Mulheres Juristas. Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos. Foi nomeada através do Decreto Presidencial N° 12/2015, ministra da Justiça no Governo de Eng. Carlos Correia.
 
 
 
 
 
WASNA PAPAI DANFÁ – Ministro da Energia
Wasna Papai Danfa_Ministro da Energia Nasceu a 12 de Maio de 1959, em Bissorã (Região de Oio). Formou-se na Engenharia Electrotécnica. Foi nomeado Secretário de Estado da Energia em 2009/12. Em 2012/13, Director – geral da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB). Depois das eleições legislativas de 2014, ocupou a função de vice-líder da Bancada Parlamentar do PAIGC. Foi nomeado através do decreto presidencial n° 12/2015, ministro da Energia no governo liderado por Eng. Carlos Correia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LUÍS ANIBAL VAZ FERNANDES – Ministro da Função Pública e Trabalho
Luis Anibal Vaz Fernandes_Ministro Funçao Publica 
Dados indisponíveis (apesar de várias deligências)…
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MALAM JAURA – Ministro do Turismo e Artesanato
Malam Jaura_Ministro do Turismo
Nasceu no dia 12 de Dezembro de 1958, em Catió (Região de Tombali). Em 1981/1987, mestrou-se  em Ciências Económicas, na Universidade de Estado da Ucrânia. Em 1989, fez o curso de Comércio Internacional em Genebra. Em 1992, fez igualmente o curso de Comércio Internacional e Promoção de Exportação, em Centro de Formação Word Trade Center (Taiwan). Desempenhou várias funções na administração pública. Foi director-geral do Comércio, Secretário-geral do Ministério do Comércio. Igualmente desempenhou a função do Inspector-geral do Comércio. Actaulmente desempenhava a função do Conselheiro Técnico Principal do ministro do Comércio. Foi nomeado por Decreto Presidencial n° 12/2015, ministro do Turismo e Artesanato.
 
 

 
segue-se, os Secretários de Estados …

Fonte: odemocratagb.com