quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CABO-VERDE: APROVADO ACORDO ZOOSSANITÁRIO ENTRE CABO VERDE E GUINÉ-BISSAU

O Governo, através do Conselho de Ministros, aprovou o Projecto de Decreto que estabelece o acordo zoossanitário entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, assinado a 19 de Julho em Bissau.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Démis Lobo o acordo zoosanitário estabelece medidas e acções que visam facilitar o comércio de animais e de produtos de origem animal, mas preservando os respectivos mercados de doenças infecto-contagiosas e parasitárias.
 
“Este pacto deverá estar em conformidade com as normas, regras e directrizes internacionais particularmente as da Organização Mundial da Saúde Animal, Ofício Internacional de Epizootias e do Acordo da Organização Mundial do Comércio sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias do Codex Alimentarius”, enfatiza.
 
Ainda conforme Démis Lobo este diploma prevê a aplicação de princípios de transparência e de equidade, concertação, intercâmbio de informações e de experiências entre os dois países. Além disso devem criar uma Comissão Mista de Avaliação e Acompanhamento do Acordo que se reunirá pelo menos uma vez por ano, alternadamente em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

A GUINÉ-BISSAU QUER VENDER À CABO-VERDE O ANIMAL DSP, RECENTEMENTE DESCOBERTO NO SUL DO PAÍS.

UMA DESCOBERTA INÉDITA NA GUINÉ-BISSAU

Os cientistas descobriram recentemente um novo primata nas florestas da Guiné-Bissau, acreditam que é da família da Gorilla beringei graueri, uma das duas subespécies da espécie Gorilla beringei (gorila-do-oriente), atualmente encontrada apenas nas florestas do leste da República Democrática do Congo.
O mais surpreendente, é que o primata está sempre sorridente, um facto que está a intrigar os cientistas e a comunidade cientifica em geral, uns dizem que é bom para o incremento do turismo nacional, outros dizem que é um presente envenenado ao país.
Uma outra faceta do primata, é trafulhices, esta nova espécie, especializou-se em máfia, gatunagem, intriga e regabofe com catorzinhas.