terça-feira, 27 de outubro de 2015

QUEM SÃO NOSSOS GOVERNANTES NO EXECUTIVO DE CARLOS CORREIA – SECRETÁRIOS DE ESTADO

JOÃO BERNARDO VIEIRA – Secretário de Estado dos Transportes e Comunicação
Joao Bernardo Vieira_Secretario Estado Transportes & Comunicacoes
Nasceu no dia 17 de Agosto de 1977, em Bissau. Licenciou-se em Direito pela Universidade Lusíadas de Lisboa (Portugal), em 2002. Possuí grau de Mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Brandeis University, em Waltham, Massachusetts (Estados Unidos de América), em 2010. Possuí igualmente um certificado de participação num Curso Executivo de Liderança, da Kennedy School of Government, Harvard University, Boston, USA em 2012. Entrou na Administração Pública em 2004 pelas mãos do antigo Ministro Issufo Sanhá, para a função de Director de Serviço dos Acordos Comerciais Multilaterais no Ministério do Comércio. Em 2011, depois de um concurso público, foi recrutado para um cargo Executivo de Administrador da Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação. Em 2014, nomeado para exercer a função do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicação, no entanto voltou a ser nomeado para a mesma função no executivo liderado por Carlos Correia.
 
ILDEFONSO ANIBAL JOSÉ FERREIRA DE BARROS -Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima 
Idelfonso Barros_Secretario Estado Pescas Nasceu a 6 de Novembro de 1961 em Gabú, leste da Guiné-Bissau. Em 1987 licenciou-se em Engenharia Mecânica na especialidade de Máquinas e Instalações Frigoríficas e Compressoras pelo Instituto de Tecnologias de Refrigeração Indústrial de Odessa, Ucrânia. Fez estudos de Pós-graduação no domínio de Estudos e Elaboração de Projetos de Empreendimentos no Instituto Carlos Magno em Lisboa, Portugal. Entre 1991 a 1992 foi Chefe de gabinete do Ministro das Pescas. Desempenhou várias funções no Ministério das Pescas com destaque para o cargo do Diretor Geral das Pescas. É militante do PAIGC. Em Junho de 2014, foi nomeado para exercer a função do Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima no executivo de Simões Pereira. Voltou a ser chamado para ocupar a mesma pasta no governo liderado por Carlos Correia.
 
 
 
SECO CASSAMÁ – Secretário de Estado do Ambiente
Seco Cassamá, Secretário de Estado do Ambiente
Nasceu no dia 04 de Junho de 1958, em Bissau. Em 1988/1993, formou-se na área de agricultura, em Évora (Portugal). Foi membro do Comité de Pilotagem do Projecto “Apoio à elaboração do Plano Nacional de Gestão Ambiental”. Em 2000/2001, foi director-geral do Instituto Politécnico (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia). Em 2004, Assessor do Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia para o monitoramento de Projecto. Em 2004, foi Consultor de Departamento Nacional de Ozono para o tratamento de dados estatísticos (Programa Nacional de Ozono). Participou em vários seminários e atelies. Foi nomeado por decreto presidencial n° 12/2015, para ocupar a pasta de Secretário de Estado do Ambiente.
 
 
 
 
 
LUÍS MANUEL CABRAL – Secretário de Estado da Ordem Pública
Luis Manuel Cabral_Secretario Estado Ordem Publica
Nasceu a 29 de Agosto de 1956, em Bissau. Em 1988, licenciou-se em Direito na República Checa.
Em 1995/97, conclui a Magistratura no Centro de Estudos Judiciais em Lisboa. Foi Inspector Geral da Procuradoria Geral da República. Em 2002, foi Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos. Em 2008, foi Procurador-geral da República. Foi agora nomeado para o cargo do Secretário de Estado da Ordem Pública, por Decreto Presidencial n° 12/2015.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTER FERNANDES – Secretária de Estado da Administração do Território e Poder Local obs: A foto abaixo não é da Ester Fernandes, será inserida a verdadeira foto logo que possível.
Martilene Fernandes dos Santos_Secretario Estado Gestao Hospitalar
Nasceu no dia 28 de Abril de 1963, em Bubaque (região de Bolama). Fez a licenciatura em Direito – pela Faculdade de Direito de Bissau. Tem  Bacharelato em Direcção e Gestão de Turismo – Instituto Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril – Portugal. Fez o curso de Especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria – Salzburg – Áustria. Foi directora dos Serviços das Actividades Turísticas e Hoteleiras Direcção Geral de Turismo. Actualmente desempenhava a função da directora-geral da Administração do Território e Poder Local) Ministério da Administração Interna. Nomeada para desempenhar o Cargo de Secretária de Estado da Administração do Território e Poder Local, no governo liderado por Carlos Correia.
 
 
 
 
 
SUZI BARBOSA – Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades
Zuzi Barbosa_Secretario Estado Cooperaçao Internacional e Comunidades 
Nasceu no dia 05 de Julho de 1973. Em 1992/1996, Licenciou-se em Relações Internacionais e Especializou-se em Diplomacia Africana, em Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal. Fez vários cursos em diferentes áreas. Foi analista de Crédito e Risco do Banco Espírito Santo e Comercial (Portugal). Foi gerente de Relações Públicas – Grupo Cordial Hoteles. Em 2014, foi gerente do Grupo Capé. Foi eleita como deputada da Nação da bancada parlamentar do PAIGC, nas eleições legislativas de 2014. Foi nomeada como Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, por Decreto Presidencial n° 12/2015.
 
 
 
 
 
DEGOL MENDES – Secretário de Estado do Plano e da Integração regional
Degol Mendes_Secretario Estado Plano
Nasceu em Blequisse, Região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau a 10 de Março de 1972. Em 1998, licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Mestrou-se em Economia na especialidade da Economia Financeira em 2001. Em Bissau frequentou o curso de Direito até segundo ano. Foi consultor no Departamento de Políticas Macroeconómicas e de Investigação Económica da Comissão da CEDEAO desde Janeiro de 2011. Fala bem Português e Francês e tem conhecimento razoável de Inglês. Foi nomeado para o cargo do Secretário de Estado do Plano e da Integração regional, em 2014. Voltou a ser chamado para exercer a mesma função no executivo de Carlos Correia. Recentemente militou-se no PAIGC.
 
 
 
 
JOSÉ DJÔ – Secretário de Estado do Tesouro
Jose Djo BIFA_Secretario Estado Orçamento Nasceu a 17 de Dezembro de 1958 em Bissau. Obteve o diploma de Contabilidade Financeira no State University of New York em Delhi em Nova Yorque, Estados Unidos da América. Funcionário do Ministério das Finanças. De 1999/2002 foi acessor para a área de Tesouro. De 2005 a 2007 foi nomeado Secretário de Estado de Tesouro. De 2008 a 2009, nomeado novamente Secretário de Estado de Tesouro. De 2008 a 2014, deputado eleito pela lista do PAIGC no círculo eleitoral de Safim e vice-presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional Popular.
Em junho de 2014, foi nomeado para ocupar a função do Secretário de Estado do Tesouro no governo de Domingos Simões Pereira. Voltou a ser nomeado para a ocupar a mesma função no governo de Carlos Correia, nomeado através do Decreto Presidencial N° 12/2015.
 
 
 
TOMÁSIA MAJUBA – Secretária de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais
Tomasia Manjuba_Secretario Estado Orçamento e Assuntos Fiscais
Nasceu a 22 de Novembro de 1960, em Bafata. Obteve o diploma de Economia e Finanças no Instituto de Economia e Finanças de MINSK BIELO RUSSIA (ex URSS). Especializou-se em Contabilidade Financeira. Funcionária do Ministério da Indústria e posteriormente das Finanças. De 2002 a 2003, foi Inspectora-geral das Finanças. Em 2003/2004, foi Secretária de Estado de Tesouro, Orçamento e Assuntos Fiscais do Governo de Transição. Desempenhou a função da Secretária de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais no governo doEng. Domingos Simões Pereira. Foi igualmente nomeada para ocupar a mesma função no governo liderado por Eng. Carlos Correia.
 
 
 
 
 
 
FERNANDO J. DIAS – Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica
Fernando Gomes Dias_SE Ensino Superior e Investigaçao cientifica Nasceu no dia 10 de Abril de 1962, em Bissau. Concluiu o curso superior na área de Geografia e Planeamento Regional, na Universidade Nova de Lisboa (Portugal) em 1990. Foi director de serviço (Ministério do Comércio) entre 1997 a 1998. Em 2009 foi director do Gabinete do Ministério do Comércio Indústria Turismo e Artesanato. Foi Secretário de Estado do Plano. Foi Secretário de Estado das Comunidades, em 2010. Nomeado em Junho de 2014, para ocupar a função do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica. Voltou a ser nomeado para desempenhar a mesma função no governo liderado por Eng. Carlos Correia.
 
 
 
 
 
 
MARTILENE FERNANDES DOS SANTOS – Secretário de Estado da gestão Hospitalar
Martilene Fernandes dos Santos_Secretario Estado Gestao Hospitalar Nasceu no dia 04 de Janeiro de 1976, em Bissau. Em 2004, mestrou-se em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e e da Empresa, em Lisboa. Foi presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Petróleo e Gás (PETROGUIM). Foi nomeado agora para desempenhar a função do Secretário de Estado da gestão Hospitalar, no governo de Carlos Correia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ABU CAMARÁ – Secretário de Estado do Ordenamento do Território
Abu Camara_Secretario Estado Ordenamento do Territorio Nasceu no dia 16 de Agosto de 1958, em Bissorã.  Em 1992, especializou-se no domínio da Mecânica de Solo pelo Laboratório Nacional da Engenharia Civil de Portugal (LENEC). Em 1998 Licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Estradas de Automóveis da República de Uzbequistão (URSS), nas especialidadesde Pontes e Túneis. De 1991 a 1993, Chefiou o Departamento da Geotecnia Rodoviária do Laboratório Nacional da Engenharia Civil (LEGUI) no Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, na execução de ensaios laboratoriais e de capo, e no Tratamento de dados. Em Junho de 2014, foi convidado a ocupar a pasta do Secretário de Estado do Ordenamento do Território, no executivo de Domingos Simões Pereira. Foi chamado mais uma vez, a desempenhar a mesma função no governo de Eng. Carlos Correia.
 
 
 
Por: Redação