domingo, 7 de fevereiro de 2016

Carnaval di N’turudu: GRUPO “NETOS DE BANDIM” VENCE DESFILE DE BISSAU

image
O grupo cultural “Netos de Bandim” venceu este sábado, 6 de janeiro, o concurso de desfile carnavalesco do Setor Autônomo de Bissau (SAB) edição 2016, com 19 pontos, levando prémio num valor de um milhão de francos CFA.
 
Além do prémio, “Netos de Bandim” garantiram também a participação no desfile nacional de Carnaval que terá lugar amanhã dia 8 de janeiro, sob lema “Resgate e valorização da cultura – Guiné-Bissau terra de N’turud”.
 
Chão de Papel Varela e Sintrense Unido seguem igualmente para o desfile nacional, ambos somaram 18 e 16 pontos respectivamente no concurso de Bissau, recebendo a soma de 750 mil e 500 mil francos CFA tangente aos lugares do segundo e terceiro classificado.
 
O desfile da capital contou com sete grupos, no qual  o grupo “Jovens Unidos” foi desqualificado devido a insuficiência dos membros [mínimo de cinquenta elementos para desfilar num grupo].
 
Os grupos participantes exibiram as danças tradicionais que compõem o mosaico cultural guineense, nomeadamente bailes das etnias Felupe, Fula, Bijagó, Balanta, Mandinga e Papel, testemunhou a equipa de reportagem do Jornal O Democrata. Nota-se igualmente muitos N’turudus (máscaras) em cada grupo que desfilava, espelhando o lema do carnaval deste ano.
 
O Secretário de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos, Conduto de Pina considera de “espetáculo” aquilo que assistiu como desfile dos diferentes grupos.
 
“Fiquei satisfeito com o desfile de SAB, mas sabemos que maior desafio é na segunda-feira [8 de janeiro], onde aproveito para convidar todos os citadinos para marcarem as suas presenças, porque este carnaval de N’turudu ficará na história de todos os carnavais ao longo dos 40 anos”, lança o governante.
 
O presidente da Comissão Nacional Organizadora do Carnaval 2016, António Spencer Embaló disse que viram o N’turudu. “A Comissão lançou um desafio e os grupos responderam positivamente com o lema escolhido para a maior manifestação cultural da Guiné-Bissau”.
 
Na categoria das máscaras (NTURUDUS), a máscara número 92 é vencedor com 16,4 pontos receberá como prémio 350 mil francos CFA, surge na segunda posição o N’turudu número 43 com 15, 5 pontos leva uma soma de 300 mil francos e número 90 com 15 pontos recebe 250 mil francos CFA.
 
De referir que concurso de desfile do SAB foi realizado na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, de cruzamento do Hotel Ledger Plaza (ex-Hotel Líbia) com o palco central frente à Diocese de Bissau.
 
Bubaque realizou seu desfile regional ontem, e vai se juntar a oito grupos regionais mais os três apurados em Bissau, para o concurso nacional de amanhã.
 
 image image image image image image image   image image image image image image image image image  image
 
Por: Sene Camará
Foto: Marcelo N’canha Na Ritche