sábado, 30 de dezembro de 2017

AUTORIDADES GUINEENSES ANUNCIAM DOIS MIL AGENTES POLICIAIS EM BISSAU DURANTE A PASSAGEM DO ANO

O Comissário Nacional de Polícia da Ordem Pública (POP), Célsio de Carvalho, anunciou esta sexta-feira, 29 de Dezembro 2017, que a POP vai colocar dois mil agentes nas vias públicas em Bissau, entre os quais Polícias da Ordem Pública, Polícia Judiciária, Guarda Nacional, Militares e a força da ECOMIB.
 
Em conferência de imprensa, Célsio de Carvalho disse que a colocação desses homens nas vias públicas e bairros periféricos visa a garantir que a passagem do ano  decorra com  tranquilidade.
 
O Comissário alerta que os agentes da força de ordem serão intransigentes para com as pessoas que queiram protagonizar desacato para pôr em causa a passagem do ano.
 
“Vamos começar a utilizar todos os nossos dispositivos no dia 31 do mês em curso para sensibilizar a população em geral de que a passagem do ano é o momento de euforia, mas deve ser na base da observância da legalidade.Das onze e trinta minutos às zero horas  e trinta minutos, durante a passagem do ano, nenhum cidadão pode circular com viatura, exceto viaturas de Hospitais, Bombeiros, Polícias e Militares, devido à missão que têm na quadra festiva para manter a ordem e socorrer cidadãos”, espelhou Célsio Carvalho.
 
Nesse sentido, Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública exortou aos motoristas para absterem-se de álcool enquanto no volante e serem mais cautelosos nas vias públicas, por causa do volume da circulação das pessoas, evitando assim mais acidentes de viação. Apelo também é extensivo aos jovens no sentido de absterem-se de Liamba, álcool, perturbação nos restaurantes, utilização de arma de fogo e foguetes, caso contrário quem for apanhado a praticar um desses atos será punido conforme a lei.
 
Por último, o responsável da POP considerou de positivo o balanço de festejo do Natal, salientando que a população comportou-se de maneira organizada, “sem problemas graves”.
 
“Apelamos à população, sobretudo aos jovens maior  civismo possível na passagem do ano e durante ano novo, a semelhança da comemoração da festa de  nascimento do menino Jesus”, conclui.
 
 
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA