quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PADRE CATÓLICO ANUNCIA QUE É GAY E RECEBE OVAÇÃO DE PÉ

"Eu sou o Greg. Eu sou um padre católico romano. E sim, eu sou gay!", disse aos fiéis.

Gregory Greiten é padre católico da Arquidiocese de Milwaukee e pastor na paróquia de St. Bernadette, nos Estados Unidos da América. Decidiu anunciar a sua homossexualidade aos paroquianos e recebeu uma ovação de pé dos presentes na missa. 

"Eu sou o Greg. Eu sou um padre católico romano. E sim, eu sou gay!". Foram estas as palavras reveladoras que motivaram aplausos dos fiéis.

Antes de tomar a derradeira decisão de fazer este anúncio, Gregory Greiten aconselhou-se com o arcebispo Jerome Listecki, que apoiou a sua decisão. 

"Como a Igreja ensina, aqueles que se sentem atraídos pelo mesmo sexo têm de ser tratados com compreensão e compaixão. Como padres que fizemos o voto do celibato, sabemos que todas as semanas há pessoas que se debatem com a questão da homossexualidade", declarou o arcebispo em comunicado.

"A história do Greg faz com que cada um de nós recorde o chamamento de Deus para continuar a crescer em compreensão e a viver vidas santas e castas", referiu ainda Jerome Listecki.

O padre Greg confirmou ainda que era gay através de uma crónica que escreveu para o National Catholic Reporter, onde explica que esta foi a altura certa para deixar de carregar este fardo da sua orientação sexual. "Hoje, eu quebro o silêncio e solto-me da vergonha que se apoderou de mim desde cedo".

O padre admitiu para si mesmo que era gay, aos 24 anos, durante uma viagem de carro de cinco horas a caminho de um seminário e entende que falar sobre a orientação sexual é importante para que se saiba que na igreja também podem existir padre homossexuais e para acabar com a barreira de debater o tema. "Hoje, junto-me aos sacerdotes corajosos que arriscaram sair das sombras e escolheram viver em verdade e autenticidade", escreve. "Eu vou abraçar a pessoa que Deus quis que eu fosse".

Fonte: cm